Especialista alerta para problemas de ansiedade durante a gestação

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 17/07/2024 09h57, última modificação 17/07/2024 09h57
A obstetra Anna Catharina participou de entrevista no Jornal Bom Dia Assembleia.

Uma das recomendações mais importantes durante a gestação é para a futura mamãe evitar situações de estresse. Elas podem acontecer por diversos motivos, às vezes são inevitáveis. Porém, é fundamental que a grávida tente lidar e manter a calma, pois o estresse na gestação pode afetar a saúde do bebê.

 

Além disso, as situações de estresse podem impactar no tempo de gestação. Mamães com altas cargas de estresse e ansiedade, em muitos casos, acabam tendo partos prematuros.


Em entrevista a Juliana Arêa Leão no Jornal Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 17, a obstetra Anna Catharina explica que gestação é um momento muito diferente na vida da mulher, e da mesma forma que descobre que tem uma força inimaginável, é também uma situação de muita ansiedade, sendo importante uma rede apoio e da presença de pessoas ao seu redor.

 

"O estresse e ansiedade, embora existam alguns trabalhos que já tentam documentar, é uma coisa um pouco difícil de mensurar, mas sempre se relacionam a trabalhos estressantes. Existe, sim, um maior risco de nascimento prematuro do bebê. Maior risco de baixo peso da criança, desenvolvimento de problemas hipertensivos na gestação, fora a parte que envolve a saúde mental e depressão na mulher", explica a especialista.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

.............................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia