Esgotamento sanitário: obras atingem 100 km de rede coletora

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 07/02/2024 14h41, última modificação 07/02/2024 14h41

Os investimentos em esgotamento sanitário realizados pela Águas de Teresina atingem os 100 km de rede de esgoto implantados, desde o início das obras em maio de 2023. Além disso, a empresa realizou cerca de 14 mil ligações de esgoto, beneficiando mais de 60 mil moradores com a disponibilidade do serviço. As obras já passaram por 30 bairros. Agora, a participação da população é fundamental, a partir da ligação intradomiciliar do seu imóvel e a efetiva conexão à rede de esgoto.

Em paralelo às obras, concessionária realiza um trabalho de conscientização porta a porta, a partir de agentes socioambientais, no qual orienta a população sobre os benefícios do saneamento básico, conversa com os moradores sobre os valores do serviço e explica acerca da ligação intradomiciliar do imóvel, que consiste em ajustes internos necessários para direcionar o esgoto gerado de pias, banheiros, vasos sanitários e ralos para a rede de esgoto instalada pela concessionária.

Além das melhorias relacionadas à saúde e qualidade de vida, o esgotamento sanitário também aquece o mercado imobiliário. De acordo com estudo do Instituto Trata Brasil, os imóveis localizados em regiões com acesso aos serviços de água e esgoto valorizam em até 15%. Teresina já possui o abastecimento de água universalizado desde 2020 e atualmente conta com 49% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. A meta é chegar os 59% neste ano de 2024, beneficiando 480 mil teresinenses.

Confira o cronograma de ações até o dia 9 de fevereiro:

Canteiros de obras:

• Itaperu:
Ruas: Castelo do Piauí e Primeiro de Maio.

• Nova Brasília:
Ruas: Técnico Joaquim Soares e Djalma Tavares.

• São Pedro
Ruas: Murilo Braga, Eurípedes de Aguiar, Firmino Pires, João Cabral. São João do Piauí e Oeiras.

• Mocambinho:
Avenida Prefeito Freitas Neto.
Ruas 3, 4 e 5.

• São Francisco:
Ruas: Jorge Dantas e Albertina.

• Centro:
Avenidas:  Miguel Rosa (entre Magalhães Filho e Joaquim Ribeiro)
Ruas: Quintino Bocaiúva, Anísio de Abreu, Magalhães Filho, Dr. Arêa Leão e Arlindo Nogueira.

• Vermelha
Ruas: Profª Zefinha Ferraz, Benjamin Batista, 13 de Maio e R. Gov. Coriolano de Carvalho
Avenidas: Miguel Rosa e Nações Unidas.

• Nossa Senhora das Graças
Rua: Arlindo Nogueira.

• Leonel Brizola
Ruas: S, T, U e V.

• Pirajá
ETE Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto - ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto

Visitas socioambientais

• Centro, Macaúba, Vermelha, Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, Aeroporto, Mocambinho (Setor E) e São Francisco.

Reuniões com a comunidade
•    Leonel Brizola, Mocambinho, Aeroporto, Dirceu I e II.

.......................................................................................

Fonte: Águas de Teresina - Imagem: Águas de Teresina

Edição: Site TV Alepi