Equatorial Piauí registra cerca de 10 ocorrências por mês de pipas na rede elétrica
A Equatorial Piauí alerta sobre os riscos e impactos de soltar pipa próximo da rede elétrica. Segundo levantamento realizado pela Distribuidora, em 2023 foram contabilizadas 376 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia em todo o estado, devido à prática. Esse número é quase 18% maior que o de 2022, com 319 ocorrências.
O trimestre de junho a agosto é o período em que a brincadeira mais acontece e, por consequência, também aumentam os casos de falta de energia causadas pela prática. A maior atividade de pipas acontece nesses meses, devido a incidência de fortes ventos, além de ser o período das férias escolares, quando as crianças estão em casa e possuem mais tempo para se divertir. Ainda que o período de maior recorrência ainda não tenha chegado, em 2024 já foram registradas 49 ocorrências de pipas na rede elétrica, o que corresponde, em média, a quase 10 ocorrências por mês.
Teresina continua sendo a cidade com maior número de casos, registrando 136 ocorrências em 2023, e responsável por 36% do total de interrupções causadas por pipas no Piauí. O ranking é completado por Floriano (20), Parnaíba (16), José de Freitas (13) e Altos (9). Em 2024, a capital segue na frente com 14 registros.
A TV Assembleia do Piauí fez uma reportagem sobre o assunto, mostrando os perigos e os prejuízos que essa prática causar, sem a devida observação dos cuidados e orientações das autoridades. Quem fala mais sobre o o tema é Abraão Galeno, executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.
Acompanhe a reportagem
...................................................................
Fontes: Equatorial PI/TV Alepi