Entenda como funcionam as eleições municipais no Brasil

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 17/07/2024 14h27, última modificação 17/07/2024 14h27
O advogado eleitoral Mário Henrique Júnior é entrevistado no Alepi TV 1.

As coligações são a união de dois partidos ou mais para apresentar, de maneira conjunta, as candidatas e os candidatos em uma determinada eleição. As coligações só valem para os pleitos majoritários. Isso significa que, nas Eleições Municipais de 2024, elas serão permitidas apenas para o cargo de prefeito, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

As eleições majoritárias são aquelas que envolvem a disputa para os cargos de presidente da República, governador, senador e prefeito.

 

Nesse modelo, ganha quem tiver a maioria absoluta ou simples dos votos. A primeira é atingida quando as candidaturas obtêm a metade mais um dos votos válidos (sem contar os brancos e os nulos). Já a maioria simples elege quem receber mais votos e ponto final.

 

Em entrevista a André Linhares no Jornal Alepi TV 1 desta quarta-feira, 17, o advogado eleitoral Mário Henrique júnior explica sobre os votos para cargos proporcionais, no caso deste ano, para vereador. Segundo ele, esse é outro tipo de eleição, e os votos computados não vão para o candidato, e sim, para o partido ou a federação partidária.

 

Entenda os detalhes dessa eleição municipal nessa entrevista com Mário Henrique Júnior


 

............................................................................

 

Fonte: TV Assembleia - Imagem: Marcelo Camargo

Edição: Site TV Assembleia