Enem 2024: Dicas para uma Redação Nota Mil com o professor Thiago Moraes
Faltam apenas três dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, e a prova de redação, um dos momentos mais esperados, será aplicada neste domingo, dia 3 de novembro. Cerca de 4,3 milhões de estudantes em todo o Brasil estão se preparando para fazer o exame, e o professor de redação Thiago Moraes, em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 30, compartilha dicas valiosas para os candidatos aproveitarem ao máximo essa reta final e garantirem uma nota alta.
A redação do Enem segue um formato dissertativo-argumentativo, e a proposta, geralmente encontrada entre as páginas 19 e 20 do caderno de provas, traz um tema que o estudante precisa interpretar com base em textos de apoio. Esses textos, conhecidos como “textos motivadores”, auxiliam no entendimento do tema e orientam o candidato a elaborar a redação.
O professor destaca que, em muitos temas, é essencial que o aluno mencione a atuação do Estado e da sociedade, além de citar possíveis influências de áreas como a mídia e ONGs para uma análise mais rica. Outra dica é focar no detalhamento da proposta de intervenção, especificando o “como” e o “por quê”, o que fortalece a conclusão.
Título é obrigatório?
No Enem, o título não é obrigatório e não impacta a pontuação, sendo opcional para os alunos que se sentem mais confortáveis em usá-lo.
Entre os temas sugeridos por Thiago Moraes estão as mudanças climáticas, o avanço da inteligência artificial e o envelhecimento da população brasileira. Ele recomenda aos candidatos que busquem entender as implicações dessas questões e estejam preparados para analisar criticamente a influência dessas temáticas na sociedade.
A dica final
Para Thiago, mais importante que prever o tema é dominar a estrutura da redação dissertiva-argumentativa. Com isso, o estudante consegue desenvolver qualquer tema com segurança e precisão.
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia