Empresas que se instalarem no PI podem receber incentivo fiscal de reinvestimento do IR

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 01/10/2024 09h31, última modificação 01/10/2024 09h31
Thiago Ribeiro, do Banco do Nordeste, explica como funciona esse benefício em entrevista ao Bom Dia Assembleia

Empresas dos setores industrial, agroindustrial, de infraestrutura e turismo no estado do Piauí agora podem contar com o benefício fiscal do Reinvestimento do Imposto de Renda (IR), uma iniciativa do Governo Federal, operacionalizada exclusivamente pelo Banco do Nordeste (BNB).

 

Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta terça-feira (01.10), o gerente de Suporte do BNB no Piauí, Thiago Ribeiro, informou que esse incentivo fiscal contempla empresas que optam pelo regime de tributação do lucro real. "A partir do momento que ela (empresa) vai recolher o imposto, que pode ser mensal, trimestral ou anual, ela marca a opção de reinvestimento e fica apta a recolher um percentual do imposto, que iria jogar para a Receita Federal, depositar numa conta específica do Banco do Nordeste para reinvestir em projetos de modernização e melhoria de equipamentos. E esse percentual pode ser de até 30% do imposto que seria recolhido para a Receita Federal ", explicou.

 

Thiago Ribeiro destacou ainda que existe uma relação entre o BNB e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O banco fica responsável por fazer o recolhimento desses recursos e renumerá-los pela taxa Selic (taxa básica de juros da economia), e a Sudene fica responsável por fazer as análises da documentação, dos orçamentos apresentados, do desembolso dos recursos e da aplicação desses recursos.

 

Acompanhe na íntegra a entrevista



Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia