Empresa divulga relatório sobre a qualidade da água em Teresina
Para celebrar o Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento atesta a partir de um resumo das mais de 29 mil análises realizadas a cada mês, a qualidade da água distribuída à população, comprovando que o líquido que chega às torneiras dos teresinenses, segue integralmente, os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Os dados, que estão disponíveis no site www.aguasdeteresina.com.br, garantem o direito do consumidor de acesso à informação sobre a água que ele recebe em casa, mostrando os parâmetros mais importantes de potabilidade a partir de um resumo das análises feitas em laboratórios próprios e de terceiros. Para alcançar o indicador dessas análises, a Águas de Teresina instalou novos Pontos de Controle de Qualidade (PCQs), que estão em 200 locais estratégicos da cidade, realizando o monitoramento contínuo.
“O relatório é um importante documento que traduz o compromisso que a empresa tem com os consumidores. Atestando que a água fornecida obedece a todos os parâmetros exigidos e reforça o respeito com a saúde dos teresinenses”, destaca Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Teresina.
Melhorias no saneamento
Desde o início dos trabalhos da Águas de Teresina, em 2017, os investimentos em infraestrutura de abastecimento acabaram com problemas crônicos como a falta de água constante na cidade, chegando à universalização do abastecimento em toda a zona urbana, ainda em 2020.
Agora a concessionária segue o ciclo de investimentos em saneamento básico da cidade. Atualmente a empresa avança com obras de esgotamento sanitário com aplicação de valores na ordem dos R$ 300 milhões. Trata-se do maior pacote de serviços realizados, que resultarão na elevação do índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto da cidade, alcançando 59% ainda neste ano de 2024, para beneficiar mais de 480 mil teresinenses.
................................................................................
Fonte: Águas de Teresina - Imagem: Claudio Schwarz na Unsplash