Em entrevista ao Bom dia Alepi, especialista fala sobre diversidade e transformações nas estruturas familiares no Brasil
No dia 8 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional da Família, um momento de reflexão sobre a importância e as transformações pelas quais o conceito de família tem passado no Brasil. Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 9, a advogada especialista em Direito das Mulheres, Direito Criminal e Direito de Família, Natália Matos, abordou a evolução das representações familiares e seus impactos sociais.
A especialista destacou as mudanças legais promovidas pela Constituição Federal de 1988 e pelo Código Civil de 2002, que trouxeram igualdade entre homens e mulheres na gestão do poder familiar. Segundo Matos, essas alterações legais não apenas reconheceram a equidade de gênero no contexto familiar, mas também abriram espaço para novos formatos de famílias, como aquelas chefiadas por mães solo e as formadas por laços socioafetivos.
De acordo com a advogada, hoje, temos um contexto familiar muito diverso, especialmente no Nordeste, onde muitas famílias são chefiadas por mulheres. O reconhecimento de relações de afeto como constitutivas de família reflete essa mudança, permitindo que diferentes núcleos familiares tenham respaldo legal - explicou.
A profissional também enfatizou que a valorização das relações socioafetivas e homoafetivas contribui para uma nova concepção de família, que vai além da consanguinidade. Essas relações, segundo ela, possuem direitos assegurados pela lei, como convivência familiar e direitos relacionados à pensão alimentícia.
Outro ponto abordado foi o impacto da tecnologia e da internet na dinâmica familiar. Para Matos, a criação dos filhos não está mais restrita ao ambiente doméstico e escolar, o que exige que as famílias se adaptem a uma realidade onde os valores e a educação são compartilhados por múltiplas esferas.
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia