Em entrevista ao Bom Assembleia, reitor aborda sobre unificação de cursos entre campi

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 27/06/2024 09h15, última modificação 27/06/2024 09h15
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberta, detalha sobre estudo nesse sentido.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evando Alberto, participou de entrevista, nesta quinta-feira, 27, no estúdio do Bom Dia Assembleia. Em entrevista a Juliana Arêa Leão, o reitor falou de estudo sobre a oferta dos cursos na capital, Teresina, envolvendo os campi Torquato Neto e Clóvis Moura. A proposição tem enfrentado resistência de alguns estudantes.

*A entrevista completa você acompanha no final desta matéria.

Uma comissão de avaliação da oferta de cursos dos campi Clóvis Moura e Torquato Neto, em Teresina, fez um estudo sobre esse tema. A comissão foi formada a partir de um questionamento do Ministério Público do Estado do Piauí, e ela é formada por membros da Administração Superior, professor indicado pelo Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp), docentes dos dois campi, representante discente e Assessoria Jurídica da Uespi.

A proposta foi para estudar, analisar, debater e propor caminhos no sentido de verificar a demanda e a oferta de vagas, as disciplinas em aberto, a quantidade de professores e a alocação adequada de recursos públicos.

Uma proposta debatida entre os membros da Comissão foi a unificação de alguns cursos de licenciatura que são ofertados, ao mesmo tempo, pela universidade nos dois campi da capital, como Ciências Contábeis, Administração, História, Letras, Pedagogia, Matemática, Direito e Geografia.

De acordo com o representante da Comissão de Avaliação da Oferta, professor Eduardo Diniz, os alunos que já fazem seu curso em um dos campi não serão afetados pela unificação, sendo que a medida de integração somente impactará os ingressantes a partir de 2025.

“No momento, a Comissão dará continuidade aos trabalhos para levantamento dos dados junto aos docentes e discentes como foi solicitado pelos membros representantes desses dois segmentos e como forma de garantir a participação democrática de todos os envolvidos. Dessa forma, a comissão elaborou um cronograma para desenvolvimento dessa consulta. Concluída dessa etapa, a Comissão encaminhará o relatório final para a Reitoria, que por sua vez apresentará aos Conselhos da Universidade para deliberação. A proposta é para que as mudanças somente ocorram a partir de 2025, ou seja, somente para os alunos que ingressarão pelo Sisu 2025, não tendo reflexo sobre os alunos que atualmente estão vinculados à Universidade. Mas repito, tudo depende da deliberação dos Conselhos”.

O Reitor da UESPI também pontuou que a unificação proposta pela Comissão pode trazer outros pontos positivos, além da adequação dos espaços da universidade e integração entre a comunidade acadêmica. “Precisamos fazer essa análise para que possamos melhorar nossas estruturas, ofertar novos cursos para atender as  demandas atuais da sociedade e do Estado. A unificação também irá facilitar a criação de cursos de pós-graduação. Nós temos a segunda maior oferta do SISU no Nordeste, mas só temos dois programas de Pós-graduação. Assim, é importante a universidade fazer esses estudos e essa unificação não é um tema recente dessa gestão”, afirmou.

*Confira entrevista completa do Bom Dia Assembleia

....................................................................