A defensora Sheila Andrade Ferreira explica como será esse mutirão no Alepi TV 1
Nesta quinta, 31 de outubro, e sexta-feira, 1º de novembro, a Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza a quarta edição do projeto "Conciliar pela Criança", uma iniciativa que visa acelerar a resolução de ações judiciais envolvendo crianças e adolescentes. O projeto, criado em 2021 em resposta à pandemia, busca reduzir a demanda acumulada de casos paralisados devido à falta de audiências e à morosidade do Judiciário.
Em entrevista ao Jornal Alepi TV 1 desta terça-feira, 29, a defensora pública Sheila Andrade Ferreira, responsável pelo projeto disse que iniciativa tem o objetivo de facilitar o diálogo entre as partes envolvidas. O mutirão se concentrará em questões como pensão alimentícia, investigação de paternidade e direito de convivência parental, promovendo acordos que beneficiem os menores envolvidos. Segundo ela, a conciliação permite às próprias famílias encontrarem soluções que preservem laços e evitem rupturas.
Nesta edição, o mutirão acontecerá não apenas em Teresina, mas também em municípios como Piripiri, União, Piracuruca e Corrente. As famílias interessadas podem entrar em contato com os núcleos locais da Defensoria para agendamentos.
De acordo com Sheila, o projeto "Conciliar pela Criança" se destaca não apenas pela agilidade na resolução dos casos, mas também pelo seu impacto positivo na vida das crianças e adolescentes, proporcionando um ambiente mais saudável e menos conflituoso para o desenvolvimento familiar. Para aqueles que não conseguirem se inscrever, a Defensoria Pública oferece atendimentos espontâneos em sua sede, localizada na Rua Nogueira Tapeti, nº 138, no bairro dos Noivos, em Teresina.