Diretor explica em que consiste a Operação "Rolezinho" realizada no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 13/09/2024 16h05, última modificação 13/09/2024 16h05
Fernando Aragão, da SSP-PI, participou de entrevista no Alepi TV.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou nesta sexta-feira, 13, a operação "rolezino", o que resultou na prisão temporária de influenciadores digitais suspeitos de fazer lives e vídeos nas redes sociais exibindo manobras perigosas em motocicletas conhecidas como "grau". A operação foi comandada pelo superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta.

Em entrevista ao Jornal Alepi TV desta sexta-feira, o diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança, Fernando Aragão, explicou que é uma preocupação do Estado preservar a segurança da população e reduzir o número de mortes no trânsito. "O governo do Estado lançou o pacto pela redução de acidentes para salvar vida. E o Brasil ocupa a terceira posição em mortes no trânsito. O Piauí também possui uma realidade bem ruim. Nós estávamos aí no topo envolvendo motociclistas. Então, com essa preocupação, lançamos várias ações integradas pela Diretoria de Operações de Trânsito, que está inserida na Superintendência de Operações Integradas, com as suas instituições, Polícia Militar Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, com esse intuito de salvarmos vida..

De acordo com Fernando Aragão, a maioria que pratica esse tipo de crime é de jovens entre 15 e 29 anos. "Está no Código de Trânsito Brasileiro, no seu artigo 308, que praticar manobras em que não há autorização pela autoridade competente e que gere um perigo à sociedade, isso traz uma pena de detenção que pode ir até seis anos. Se causa uma lesão corporal, já sobe, e se gerar a morte, oito anos. Às vezes parece uma brincadeira, mas que pode custar muito caro, então é crime, essas pessoas são criminosas por estarem praticando esse tipo de ação e colocando vida de pessoas em risco", assinalou.

Fernando Aragão enfatizou a grande influência que essas pessoas têm nas redes sociais e acabam levando outras pessoas a praticarem o crime. Ele disse que 27 contas foram derrubadas com essas medidas cautelares, uma vez que eles utilizavam as redes sociais para influenciar para o mal.

Confira aqui entrevistas completas sobre o tema

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia