Você está aqui:Página Inicial
/
TV ASSEMBLEIA
/
Notícias TV
/
Diretor de Operações da Strans explica mudanças nas faixas exclusivas de ônibus em Teresina
Info
Diretor de Operações da Strans explica mudanças nas faixas exclusivas de ônibus em Teresina
O coronel Jaime Oliveira participou de entrevista no jornal Bom Dia Assembleia
A partir do dia 2 de fevereiro, as faixas exclusivas de ônibus em Teresina estão liberadas para a circulação de motociclistas. A decisão foi anunciada pelo Coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação e Fiscalização de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), em entrevista Juliana Arêa Leão no jornal Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 5.
As faixas exclusivas de ônibus, que foram criadas com o sistema integrado de transporte coletivo da cidade, estão localizadas à esquerda das vias. Entre as principais ruas que possuem essas faixas estão: Barão de Gurguéia, Miguel Rosa, João XXIII, Kennedy, Duque de Caxias, Rui Barbosa e o prolongamento da Areolino Abreu, entre Rui Barbosa e Avenida Maranhão. Já as faixas semi-exclusivas, que também permitem a circulação de táxis, estão nas avenidas Fei Serafim, Coelho de Rezende e Pires de Castro.
O Coronel Jaime explicou que a proposta de permitir a circulação de motocicletas nas faixas exclusivas surgiu após um estudo que apontou a viabilidade dessa medida. O estudo considerou a estatística de acidentes de trânsito nas vias, onde muitos motociclistas disputavam espaço nas faixas comuns com outros veículos, aumentando o risco de colisões.
Os motociclistas podem circular livremente nas faixas exclusivas e semi-exclusivas 24 horas por dia, sete dias por semana. No entanto, é importante ressaltar que, nas faixas semi-exclusivas, os motociclistas só podem acessar essas áreas para fazer conversões à direita na primeira via perpendicular. Caso contrário, a infração será registrada e o condutor poderá ser multado.
Além disso, o Coronel destacou que todas as vias são monitoradas por câmeras, e os motociclistas devem respeitar os limites de velocidade, que geralmente são de até 60 km/h nas faixas exclusivas. A fiscalização será rigorosa, e qualquer infração será devidamente notificada.