Dicas para exercitar o corpo e a mente

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 09/04/2023 08h00, última modificação 07/04/2023 15h34
Veja como a atividade física pode contribuir para o funcionamento do cérebro

O exercício físico, além de melhorar o condicionamento, também pode oferecer bons resultados para o cérebro. Segundo o personal trainer André Luiz de Faria Rocha, a atividade física melhora o desempenho do cérebro e ajuda no alívio do estresse acumulado, pois libera a endorfina (hormônio ligado à sensação de prazer e euforia).   

 

Exercícios para a memória  

 

As atividades físicas também podem contribuir para o funcionamento da memória. “Podemos estimular a memória por meio das práticas esportivas , principalmente [de] esportes que envolvem estratégias que obrigam o praticante a usar o potencial cognitivo”, aponta o personal trainer.

 

Tipos de atividades para cada idade 

 

Atividades físicas são essenciais para todas as idades. Tornam-se ainda melhores quando trabalham a parte física e contribuem para o funcionamento do cérebro. Por isso, o personal trainer indica alguns exercícios que podem auxiliar em determinadas fases da vida.

 

Crianças


Os melhores exercícios são jogos e brincadeiras que promovam maior desenvolvimento cognitivo e possibilidades corporais. Nesta fase, estamos descobrindo novas possibilidades. Então, quanto mais informações de movimentos o corpo tiver, melhor será o desenvolvimento também do cérebro.

 

Jovens e adultos


As competições têm grandes vantagens como atividades físicas, pois estão totalmente ligadas à realidade social desta fase, como competição no mercado de trabalho e nos estudos. Este tipo de atividade trabalha a superação de desafios. 

Idosos


As atividades mais indicadas são aquelas que trabalham a força muscular , pois o processo de envelhecimento resulta em perda de força muscular e mobilidade. Também são indicados exercícios que promovam o relacionamento e o convívio social, como aulas de hidroginástica e grupos de caminhada. 

 

Estimule o seu cérebro  

 

De acordo com o neurologista clínico Christiano Tanuri, quando estimulamos o nosso cérebro com exercícios, criamos redes de conexão “que estimularão outras áreas cerebrais, ampliando a capacidade deste [do cérebro] em se adaptar ou criar estratégias que melhorem o desempenho durante uma atividade intelectual”. Por isso, se você deseja manter a saúde como um todo, o ideal é fazer atividades físicas seguindo as orientações de um profissional de saúde.

 

Com Informações IG Saúde

Imagem: UNICEP

Edição: Site TV Assembleia