Dia Mundial do Diabetes: Causas, tipos e a importância da prevenção

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 14/11/2024 10h47, última modificação 14/11/2024 10h47
O endocrinologista André Gonçalves participa de entrevista no Bom Dia Assembleia e fala sobre diabetes

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Para abordar sobre essa doença, a jornalista Juliana Arêa Leão, da TV Assembleia, entrevista o endocrinologista Dr. André Gonçalves, no Jornal Bom Dia Assembleia. Vamos entender mais sobre essa doença que afeta milhões de pessoas no Brasil, que tem a prevalência mais alta da América Latina. O país ocupa a sexta posição mundial em número de casos, segundo o Atlas do Diabetes de 2021, e há projeções de que 23,3 milhões de brasileiros possam ser diagnosticados até 2040.

 

De acordo com o Dr. André, o diabetes é causado principalmente por fatores como obesidade, hipertensão, colesterol elevado, histórico familiar, sedentarismo e tabagismo. Esses elementos refletem o estilo de vida moderno, no qual o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e a falta de atividade física aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

 

Tipos de diabetes

 

Existem dois tipos principais de diabetes:

 

  • Diabetes Tipo 1: É uma doença autoimune, em que anticorpos atacam as células do pâncreas, impedindo a produção de insulina.
  • Diabetes Tipo 2: Relacionado a fatores como obesidade e histórico familiar. Esse é o tipo mais comum.

 

Além disso, há o diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez e normalmente se resolve após o parto.

 

Prevenção e tratamento

 

O Dr. André alerta que o diabetes, embora não tenha cura, pode ser controlado. Mudanças no estilo de vida, como perda de peso, dieta balanceada e prática regular de atividade física, são essenciais para quem está em risco ou em pré-diabetes — uma condição em que os níveis de glicose estão elevados, mas não diagnosticados como diabetes.

 

Complicações e cuidados

 

Entre as complicações do diabetes estão a perda da visão, doenças renais, doenças cardiovasculares e amputações. Pacientes que tomam insulina ou medicamentos podem sofrer hipoglicemia (queda de glicose no sangue), e, nesses casos, o consumo de açúcar pode ajudar a restabelecer os níveis normais de glicose rapidamente.

 

Dr. André enfatiza a importância da prevenção. "Diabetes é uma verdadeira pandemia do século XXI, mas é amplamente prevenível. Se cuidarmos do nosso estilo de vida, podemos reduzir consideravelmente o risco de desenvolver diabetes no futuro."

 

Confira e entrevista na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia