Dia Mundial de Combate ao Câncer: A importância da prevenção e diagnóstico precoce

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 04/02/2025 11h42, última modificação 04/02/2025 11h42
A médica oncologista Alana Moura Fé, em entrevista ao jornal Bom Dia Assembleia, aborda sobre o tema

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de Fevereiro, especialistas reforçam a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce para reduzir o impacto da doença, que segue sendo uma das principais causas de morte no mundo. Segundo estimativas da União Internacional para o Controle do Câncer, em 2025, poderão ocorrer cerca de 6 milhões de mortes prematuras por câncer anualmente.

 

A médica oncologista Alana Moura Fé, em entrevista a Juliana Arêa Leão no jornal Bom Dia Assembleia desta terça-feira, 4, destaca a relevância da data como um momento crucial para conscientizar a população sobre a prevenção e a detecção precoce da doença. "Mesmo que ninguém queira ter essa doença, é fundamental falarmos sobre ela e como preveni-la", ressalta.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, a estimativa é de que surjam aproximadamente 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil. O aumento significativo está relacionado a diversos fatores de risco, como o envelhecimento da população, consumo de álcool, tabagismo e o uso crescente de dispositivos eletrônicos para fumar, como os vapes, que também têm sido associados ao câncer de pulmão.

 

Além disso, o estilo de vida moderno, caracterizado por sedentarismo, alimentação rica em ultraprocessados e obesidade, também tem impacto direto no aumento dos diagnósticos de diferentes tipos de tumores. Por outro lado, avanços na medicina permitiram maior eficiência no diagnóstico precoce, o que pode aumentar as chances de cura.

 

No Brasil e no mundo, os tipos de câncer mais prevalentes variam de acordo com o gênero. Entre as mulheres, o câncer de mama é o mais frequente, seguido pelos tumores de colo do útero, pulmão e intestino. Já entre os homens, o câncer de próstata lidera as estatísticas, seguido pelos tumores de intestino e pulmão.

 

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce

 

A prevenção do câncer pode ser dividida em três categorias:

 

  • Prevenção Primária: Envolve a adoção de hábitos saudáveis para reduzir o risco de desenvolver câncer. Isso inclui evitar o consumo de álcool e cigarro, adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e utilizar protetor solar. Além disso, a vacinação contra o HPV, oferecida pelo SUS para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, é uma medida eficaz na prevenção do câncer de colo do útero.

  •  

  • Prevenção Secundária: Consiste na realização de exames periódicos para identificar precocemente a doença. O Ministério da Saúde recomenda exames como o Papanicolau (para mulheres de 25 a 64 anos), mamografia anual a partir dos 40 anos e colonoscopia para rastrear câncer de intestino.

  •  

  • Prevenção Terciária: Refere-se ao acesso ao tratamento adequado para pacientes já diagnosticados, garantindo que a doença seja tratada de forma eficiente e em tempo hábil.

 

Confira a entrevista na íntegra

 


Fonte: TV Assembleia