Dia Mundial da Criança marca luta por direitos infantis

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/11/2023 14h00, última modificação 20/11/2023 12h37
Data representa um marco na aprovação de diversos documentos importantes nas Nações Unidas relacionados aos direitos dos menores.

Este 20 de outubro marca o Dia Mundial da Criança, data que foi estabelecido pela primeira vez em 1954.

 

O objetivo da comemoração é promover a união internacional, a conscientização e a melhorar o bem-estar das crianças em todo o mundo. Em 2023, o tema proposto é “Para cada criança, Todos os Direitos”. 

 

Direitos sob ataque


O Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, ressalta que os direitos das crianças são direitos humanos. Entretanto, em muitos lugares eles estão sob ataque.

 

Nesse Dia Mundial, a agência busca abrir espaço para que as crianças e os jovens levantem a sua voz sobre as questões que são importantes para eles e para o planeta.

 

Segundo o Unicef, os menores estão cada vez mais ativos em temas como mudanças climáticas, educação, saúde mental e fim do racismo e da discriminação. 

 

Alunos em uma escola apoiada pela UNICEF e WFP em Porto Príncipe, Haiti.

© Unicef/Georges Harry Rouzie


Histórico na Assembleia Geral


No dia 20 de novembro de 1959, a Assembleia Geral da ONU adotou a Declaração dos Direitos da Criança. Na mesma data, o órgão adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança, em 1989. Desde o ano seguinte, a data também marca o aniversário da instituição deste tratado.

 

Para a ONU, o Dia Mundial da Criança oferece uma grande oportunidade para defender, promover e celebrar os direitos dos menores, que pode ser aproveitada na forma de diálogos e ações que construirão um mundo melhor para as crianças.

 

A ONU defende que a data seja usada por mães, pais, professores, líderes governamentais, empresários e ativistas da sociedade civil, bem como os próprios jovens e crianças, para desenvolver atividades sobre o tema em suas sociedades, comunidades e nações.

 

............................................................................

 

Fonte: ONU News

Imagem destaque: © Grupo Ecológico Sierra Gorda

Edição: Site TV Assembleia