Dia dos Transportes Sustentáveis: desafios de gerações futuras

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 26/11/2023 10h59, última modificação 26/11/2023 10h59
De acordo com a ONU, soluções de mobilidade mais ecológicas podem ajudar na erradicação da pobreza em todas as suas dimensões.

Os transportes são vitais para promover a conectividade, o comércio, o crescimento econômico e o emprego, mas também uma fonte significativa de emissões de gases do efeito estufa. 

 

Neste 26 de novembro, o Dia Mundial do Transporte Sustentável promove soluções de mobilidade que minimizem os impactos ambientais. O objetivo é beneficiar as gerações atuais e futuras com meios seguros, acessíveis, eficientes e resilientes.

 

Acelerador de progressos


De acordo com a ONU, além de fornecer serviços e infraestruturas para a mobilidade de pessoas e mercadorias, os transportes sustentáveis são um acelerador, que pode avançar o progresso rumo a outros objetivos cruciais.

 

Dentre eles estão a erradicação da pobreza em todas as suas dimensões, a redução da desigualdade e o combate às alterações climáticas.

 

Ao declarar a data, a Assembleia Geral da ONU observou também a importância da cooperação no reforço da conectividade dos transportes através de um sistema intermodal integrado. 

 

Foco em infraestrutura e conectividade


O órgão da ONU incentiva a construção de infraestruturas que minimizem o consumo de energia, terra e outros recursos, com foco em gerar menos emissões de gases do efeito estufa, que destroem a camada de ozônio e outros poluentes.

 

A Assembleia Geral convidou as partes interessadas a assinalar o Dia Mundial dos Transportes Sustentáveis através da educação e da realização de eventos destinados a aumentar o conhecimento do público sobre o tema.

 

Em particular, a data enfatiza a importância de melhorar a conectividade do transporte intermodal, promover transportes ecológicos, desenvolver infraestruturas de transporte socialmente inclusivas e outros aspectos da sustentabilidade do setor.

 

....................................................................

 

Fonte: ONU News

Imagem: Fundo da ONU de Segurança nas Estradas

Edição: Site TV Alepi