Dia do Meio Ambiente destaca ações de enfrentamento à desertificação

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 05/06/2024 09h27, última modificação 05/06/2024 09h27
Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia, o ambientalista Ribamar Rocha também fala sobre aquecimento global, perda de biodiversidade e poluição.

As Nações Unidas celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente neste 5 de junho com o tema "restauração de terras, desertificação e resiliência à seca". De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial.

O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 e, sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.

A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, que vai até 2030, e um apelo para proteção e revitalização de ecossistemas em todo o mundo, fundamental para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

É por isso que o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 se concentra na restauração da terra, na interrupção da desertificação e no desenvolvimento da resistência à seca.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), bilhões de hectares de terra estão degradados em todo o planeta, o que causa desertificação e mais seca. A organização alerta ainda que isso já afeta metade da população mundial, especialmente comunidades rurais e pequenos agricultores, o que põe em risco metade do Produto Interno Bruto (PIB) global e pode gerar insegurança alimentar em todo o planeta.

Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 5, o ambientalista Ribamar Rocha aborda sobre o aquecimento global, perda de biodiversidade e poluição, que são alguns dos problemas que atingem o meio ambiente e acendem um alerta para essa e outras gerações.

Acompanhe a entrevista na íntegra

.........................................................................................

Fonte: TV Assembleia/Com informações ONU News - Imagem: Agência Brasil

Edição: Site TV Assembleia