Dia do Médico: Conheça a realidade da categoria no estado do Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 18/10/2024 15h45, última modificação 18/10/2024 15h45
De acordo com o CFM, no estado há apenas 2 médicos para cada grupo de mil habitantes

O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro. Ele é o profissional responsável na promoção de cuidados da saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina.

 

Responsável por descobrir as enfermidades que atingem as pessoas que o procuram o médico fornece suporte suporte e indicações adequadas para que haja a cura das doenças. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que tenha uma vida mais saudável.

 

Mas qual é a realidade dos profissionais da medicina no estado do Piauí? Em entrevista ao Jornal Alepi TV 1 desta sexta-feira, 18, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), João Moura Fé, revela que o ideal é haja pelo menos 3,5 médicos por mil habitantes. Mas no Piauí, essa relação é de 2 médicos para cada grupo de mil habitantes.

 

"Mas o problema não é a falta de médicos, o problema é a distribuição dos médicos em maior número nas cidades maiores, e isso tem uma causa: falta de estrutura de funcionamento e de condições de trabalho, de oferta de materiais, de insumos, de tecnologia em cidades do interior", argumentou João Moura Fé.

 

 

 

 

Confira a entrevista na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia