Dia do Homem e as campanhas de prevenção à saúde

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 15/07/2024 15h36, última modificação 15/07/2024 15h36
De acordo com especialista, o homem está procurando mais os consultórios médicos.

15 de julho é uma data destinada ao Dia do Homem, chamando a atenção, principalmente, para as questões de saúde. Ao longo dos últimos anos, campanhas têm sido intensificadas com o objetivo de conscientizar as pessoas do sexo masculino sobre a importância do cuidado com o corpo e a saúde.

 

E uma das grandes preocupações diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão nessas campanhas.

 

Em entrevista à TV Assembleia, o médico urologista Pablo Mattos, revela que tem aumentado o número de homens que atualmente procuram o seu consultório e que muitos já chegam com informações preliminares sobre o que estão passando, inclusive com indo ao encontro da expectativa do que acham que seja, isso por conta das informações que buscam na internet.

 

Segundo o especialista, qualquer tempo é momento de procurar o serviços de saúde. "Temos as doenças mais comuns da infância, como fimose, refluxo urinário e as infecções recorrentes. Quando você vai em adolescência precisa trabalhar informação para adolescente que está começando a vida sexual sobre doenças sexuais sobre regularidade na questão da função reprodutiva. Quando tem um adulto jovem, você tem que trabalhar um pouco a informação sobre cálculo urinário, sobre a vida sexual segura também. Quando você tem o adulto de meia idade, começa a ter a disfunção miccional, relacionada à próstata, tem problemas de disfunção de hormônio, de redução hormonal, quando você está no mais idoso, você começa a ter as doenças tumorais, os tumores de próstata, bexiga. Então cada faixa etária existe uma doença ou doenças que são mais prevalentes", explica Pablo Matos.

 

Veja aqui a reportagem

 

 

..........................................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia