Especialista, em entrevista ao Bom Dia Assembleia, detalha os benefícios do suplemento
Nos últimos anos, a creatina se tornou um dos suplementos mais populares entre os praticantes de musculação, sendo amplamente utilizada para potencializar os exercícios de força. No entanto, novas pesquisas indicam que seus benefícios podem ir muito além do que se imaginava. Um estudo recente realizado por pesquisadores europeus revelou que a creatina monoidratada pode ser uma aliada no tratamento da depressão.
Em entrevista no programa Bom Dia Assembleia desta quinta-feira, 27, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, o nutricionista e profissional de educação física Pedro Moura destacou a versatilidade da creatina. Segundo ele, qualquer pessoa, independentemente da faixa etária — desde lactantes, gestantes, crianças até idosos e pessoas acamadas — pode se beneficiar do uso desse suplemento. Os efeitos da creatina são diversos, incluindo controle de glicemia e prevenção de dores, como as associadas à fibromialgia.
Como usar o suplemento
A quantidade de creatina necessária varia de acordo com a atividade física e o peso de cada indivíduo. Por exemplo, uma pessoa que treina musculação por 40 minutos pode ter uma necessidade diferente de alguém que realiza treinos mais intensos, como duas sessões de musculação por dia. Para aqueles que não praticam atividades físicas, a dosagem recomendada é de cerca de 3 gramas por dia, enquanto atletas podem precisar de até 10 gramas diárias.