Cooperativa de reciclagem já recebe eletroeletrônicos
Atuando há três anos em Teresina, a cooperativa Recicla Codipi, localizada na zona Norte da capital, que trabalha com o processamento de resíduos sólidos, passa a receber materiais eletro-eletrônicos. Além disso, em parceria com a Prefeitura de Teresina, a organização também ganhou uma nova sede.
A central de processamento de resíduos sólidos nasceu na periferia de Teresina, a partir de um desejo de jovens do bairro Santa Maria da Codipi de conscientizar outros moradores sobre o descarte irregular de lixo. Com o passar dos meses, o que antes eram apenas atividades de consciência ambiental se tornou ações efetivas para a diminuição de resíduos descartados no meio ambiente.
Em maio de 2022, a cooperativa foi escolhida como a primeira central de logística reversa a fazer o processamento de materiais no Piauí, como referência pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Agência Brasileira de Elétrica, Eletrônica e Eletrodomésticos.
“Essa ampliação no processo de reciclagem é mais uma vitória para Teresina. O futuro só será possível se soubermos reaproveitar nossos materiais e viver com sustentabilidade. Essa novidade, que é a reciclagem de eletrodomésticos e eletrônicos, casa muito bem com a vontade do prefeito Doutor Pessoa, de aumentar os números da coleta seletiva na nossa cidade”, afirma o secretário Edmilson Ferreira.
O fundador da cooperativa, Francisco Pereira, conta como é realizado o trabalho. “Todo material hoje que estava sendo descartado de forma legal ele passa a ser coletado de forma legal e a ter o destino correto. Porque se a gente for observar em toda a casa tem um eletrodoméstico ou eletroeletrônico no quintal. E desse material ele acaba não tendo o destino ideal e isso acaba ocasionando problemas.”
A central de processamento de resíduos sólidos nasceu na periferia de Teresina, a partir de um desejo de jovens do bairro Santa Maria da Codipi de conscientizar outros moradores sobre o descarte irregular de lixo. Com o passar dos meses, o que antes eram apenas atividades de consciência ambiental se tornou ações efetivas para a diminuição de resíduos descartados no meio ambiente.
Com o apoio e parceria de empresas locais, a cooperativa ganhou uma sede e maquinário para fazer o processamento do material recebido. Hoje em dia a Recicla Codipi é a primeira cooperativa a fazer reciclagem no Piauí com o selo do Ministério do Meio Ambiente.
“A reciclagem é um processo muito importante para o meio ambiente e para a sociedade. Sempre que avançamos na reciclagem, estamos melhorando a qualidade de vida para o futuro”, comemora o coordenador de Limpeza Pública da SEMDUH (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fabrício Amaral.
Com esse crescimento e reconhecimento ao longo de três anos de atuação, a cooperativa conquistou um novo feito: agora também recebe produtos eletro-eletrônicos. É um processo chamado de logística reversa, como explica o coordenador da Recicla Codipi, Antônio Paz.
“Logística reversa nada mais é do que técnicas para retornar este material para a indústria para que ele seja reutilizado como matéria prima para novos produtos. Trabalhamos com eletroeletrônicos de todas as áreas, desde os domiciliares, os industriais como geladeira, micro-ondas, ar-condicionado, são materiais que não tem mais vida útil e a gente faz o devido descarte”, informa Antônio.
Atualmente a Recicla Codipi recebe materiais de Teresina, José de Freitas, União e algumas cidades do Maranhão, como Codó. Segundo a administração da cooperativa, a ideia é que cada vez mais eles possam abranger um perímetro maior, com a parceria da Prefeitura e de empresas privadas.
Além de ajudar o meio ambiente, a cooperativa também emprega, atualmente, 40 trabalhadores, ou seja, 40 famílias que têm a oportunidade de ter uma vida digna por meio do trabalho. Com a nova sede disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) a administração da Recicla Codipi pretende em breve contratar mais colaboradores.
..................................
Fonte: Semduh
Imagem: Semduh