Contribuintes podem doar parte do IR 2025 ao Fundo da Pessoa Idosa no Piauí

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 24/04/2025 17h39, última modificação 24/04/2025 17h39
Até o dia 31 de maio, qualquer contribuinte seja pessoa física ou jurídica, pode destinar uma parte do seu imposto de renda para o programa.

Segundo o levantamento do IBGE, o Piauí possui quase 500 mil idosos. Com esse aumento, cada vez mais são necessárias ações direcionadas a esse público. Assim, em 2025, os contribuintes que fazem a Declaração do Imposto de Renda podem doar até 6% do valor devido à Receita Federal para o Fundo da Pessoa Idosa, com a finalidade de contribuir para a implantação de políticas públicas a essa população.

 

Até o dia 31 de maio, qualquer contribuinte seja pessoa física ou jurídica, pode destinar uma parte do seu imposto de renda para o programa. A ação é pioneira no Piauí, e o beneficiário do IR que contribuir com a doação pode se tornar um participante da iniciativa Amigo do Idoso. 

 

Os recursos são destinados ao Fundo da Pessoa Idosa, gerido pela Superintendência da Pessoa Idosa e o Conselho, que agrega outras instituições que realizam programas e projetos direcionados à melhoria de vida dos idosos. A doação não vai implicar em qualquer acréscimo no valor pago ou na redução da restituição do IR.

 

Confira na íntegra mais informações da reportagem de Maria Vitória Ancelmo, com imagens de Ribamar Borges, da TV Assembleia:

 

 

Edição: Site TV Assembleia