Como evitar a compulsão por doces nas festas de fim de ano

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 15/12/2022 14h05, última modificação 15/12/2022 13h53
Primeiro, é importante entender o que pode desencadear o desejo por açúcar

Você prometeu a si mesmo que não chegaria nem perto dos bolos com cobertura dupla da da festa de fim de ano do escritório, mas aí está você, devorando seu quinto. Ou talvez você esteja olhando para um recipiente vazio de sorvete depois de dizer a si mesmo “apenas uma colher”. O que é pior do que as dores de barriga que surgem quando se tem compulsão por doces? O quanto nos castigamos.

 

Mas não entre em pânico! Mesmo se você tiver uma dúzia de cookies de chocolate, ainda pode sair da via expressa do açúcar e tomar medidas para evitar o próximo excesso de indulgência. Você merece desfrutar da ceia de Natal sem se sentir fora de controle ou culpado. Há um equilíbrio para tudo, e temos algumas dicas para chegar lá.

 

Entenda seus gatilhos

 

Primeiro, é importante entender o que pode desencadear o desejo por açúcar. Estresse, privação de sono, fadiga adrenal, supercrescimento bacteriano e alterações nos níveis hormonais podem desempenhar um papel nesse desejo todo que você sente. Segundo a nutricionista holística e fundadora da Nutritional Wisdom, Carly Pollack, evitar o açúcar realmente começa em nossa psicologia.

 

“Olhar apenas para os comportamentos fará com que você se sinta vazio e frustrado afinal você sabe que não deve, mas não consegue fazer melhor”, diz ela.

 

Pollack sugere jogar um jogo longo quando se trata de combater as tentações do feriado. “Visualize como você quer se sentir saindo da festa, restaurante ou festa de fim de ano”, diz ela. “Essa clareza ajudará a atribuir mais prazer à abstinência e mais dor à participação”.

 

Se você sentir que seus desejos de açúcar estão além do seu controle e estão fazendo com que você coma demais com frequência, fale com um nutricionista ou profissional holístico.

 

Enquanto isso, comer de forma saudável e seguir essas dicas para controlar seus níveis de açúcar no sangue à medida que eles aumentam bloqueará a próxima avalanche de desejos antes que ela aconteça.

 

Beba um copo – de água

 

Beber água é uma das maneiras mais rápidas de parar uma farra de açúcar. Não apenas o sacia, enviando sinais ao seu cérebro de que seu estômago está cheio, mas também pode ajudar a eliminar parte do açúcar que você comeu, de acordo com a Diabetes Action Research & Education Foundation. Entediado com água? Tente incrementá-la ou preparar uma xícara de chá de vinagre de maçã e canela, o que pode ajudar na digestão.

 

Movimente-se

 

É tentador se aconchegar no sofá depois de muitas taças de sorvete de creme, mas dar uma volta no quarteirão ajudará você a se sentir muito melhor e rapidamente: a pesquisa da Mayo Clinic sugere que caminhar pode começar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em 10 minutos e até mesmo 15 minutos de atividade física podem reduzir os níveis de açúcar no sangue por até 24 horas, de acordo com a American Diabetes Association. Não consegue se motivar para se exercitar? Experimente alguns alongamentos suaves, que podem promover a digestão e iniciar o processo de desintoxicação do fígado.

 

Comece um jogo (essa você não sabia, vai)

 

Jogar Tetris por apenas três minutos pode reduzir os desejos de comida ao distrair o cérebro, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista internacional Addictive Behaviors . Trabalhar em um quebra-cabeça ou reorganizar um armário também pode ter o mesmo efeito.

 

Respire fundo

 

Encontrar um espaço tranquilo para respirar fundo pode realmente retardar os efeitos do açúcar alto, diminuindo instantaneamente os níveis de estresse. Essa resposta de relaxamento pode acalmá-lo em um momento de alta ansiedade ou acalmá-lo antes de entrar em uma situação estressante (por exemplo, a festa de fim de ano do seu chefe). E como nosso olfato está intimamente ligado ao nosso apetite, tente respirar óleos essenciais como hortelã-pimenta e grapefruit, que podem ajudar na digestão e suprimir o apetite.

 

Não deixe de comer

 

Pode parecer contra-intuitivo comer ainda mais depois de se exagerar em alguns momentos, mas pular refeições pode desequilibrar ainda mais o nível de açúcar no sangue. Faça da sua próxima refeição uma refeição leve, repleta de proteínas, fibras e gorduras saudáveis, que o manterá satisfeito sem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

 

Durma o suficiente

 

A falta de sono pode diminuir os níveis de leptina (o hormônio inibidor do apetite) e aumentar os níveis de grelina (o hormônio estimulante do apetite ). Ambos os hormônios desempenham um papel importante na manutenção de um metabolismo saudável e informam ao cérebro quando seu corpo precisa de mais ou menos combustível; portanto, dormir 7 a 8 horas por noite pode ajudar a aliviar os desejos a longo prazo.

 

Pegue leve consigo mesmo

 

É fácil se culpar durante uma compulsão por doce, mas lembre-se de que você está lidando com algumas substâncias químicas poderosas! Seu cérebro reage a carboidratos simples e açúcar, liberando os produtos químicos do “bem-estar”, a dopamina e a serotonina – e eles podem se tornar viciantes ao longo do tempo. Em vez de criticar seu comportamento, escreva uma lista de tudo o que você gosta em si mesmo. Expressar gratidão, mesmo em relação a si mesmo, demonstrou liberar outro hormônio, a ocitocina, que cria sentimentos de conforto e pode reduzir a ansiedade. Os efeitos da ocitocina são tão fortes, de fato, que os pesquisadores estão desenvolvendo suplementos sintéticos de ocitocina para ajudar a reduzir o estresse alimentar.

 

..................................................

 

Fonte: Go Outside

Imagem: Sutterstock

Edição: Site TV Assembleia