Com 120 vagas, UFPI abre oferta inscrições para curso de educação no campo
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com inscrições abertas, até o dia 14 de abril, para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado nos campi de Teresina e Floriano. Ao todo, são 120 vagas, sendo 60 para cada unidade.
Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 7, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, a coordenadora-geral de Graduação da UFPI, professora Marli Clementino, destacou a importância da iniciativa e explicou o funcionamento do curso, que já é consolidado há mais de uma década na instituição.
“A Educação do Campo, no âmbito da UFPI, existe há 10 anos. É um curso consolidado que atua na formação de profissionais para as escolas do campo, tanto no ensino fundamental maior quanto no ensino médio. O curso está presente em Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, e neste edital, especificamente, as vagas são para Teresina e Floriano”, explicou.
Curso com formato diferenciado
A proposta da Licenciatura em Educação do Campo é atender às especificidades das populações rurais, por meio de uma metodologia inovadora que intercala períodos presenciais com vivências nas comunidades. O curso é estruturado em dois tempos:
-
Tempo Universidade: cerca de 45 a 50 dias de atividades presenciais nos campi da UFPI, com moradia estudantil e alimentação garantida aos alunos.
-
Tempo Comunidade: atividades desenvolvidas nas comunidades de origem dos estudantes, promovendo troca de saberes e experiências entre universidade e campo.
“A gente garante o direito à educação com qualidade para pessoas que historicamente estiveram à margem do acesso ao ensino superior. O curso também valoriza os saberes das comunidades, o que enriquece a formação acadêmica”, acrescentou Marli Clementino.
Quem pode se inscrever
O processo seletivo é simplificado e permite a inscrição de pessoas que tenham participado do Enem nos anos de 2020 a 2024. Basta acessar o site da COPESE (https://copese.ufpi.br/), realizar a inscrição e acompanhar o cronograma.
Podem se inscrever jovens, professores e profissionais que atuem com ações voltadas ao campo, interessados em uma formação de qualidade com foco nas realidades rurais.
Acompanhe a entrevista na íntegra com mais informações