Colaboradores da TV Assembleia destacam os 17 anos da emissora do Legislativo Piauiense

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 06/06/2024 16h20, última modificação 06/06/2024 17h22
Diretor-geral da emissora, Raimundo Filho, destaca evolução e projeto de expansão da TV.

Fundada pelo Poder Legislativo do Piauí em 6 de junho de 2007, a TV Assembleia foi a primeira televisão pública legislativa em canal aberto do Brasil, sob a responsabilidade da Fundação Rádio e Televisão Deputado Humberto Reis da Silveira (Fundalegis). A partir de 2015, passou a operar na era digital, com transmissões em alta definição, em HD, sintonizada pelo Canal 17.1.

A emissora possui uma grade de programação que destaca as ações do Legislativo Piauiense e ressalta as notícias do dia a dia do cotidiano piauiense. São quatro telejornais que trazem as notícias factuais e um resumo de tudo o que acontece na Assembleia Legislativa do Piauí, divulgando as ações dos parlamentares piauienses. As sessões diárias são transmitidas ao vivo, bem como as reuniões das comissões técnicas, levando total transparência aos telespectadores - e também a internautas que acompanham a emissora nos canais digitais - já que a emissora tem suas plataformas instaladas no Portal da TV Assembleia, onde podem ser acessadas as redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.

Em entrevista do Jornal Bom Dia Assembleia desta quinta-feira, 6, o deputado Fábio Novo, autor da proposição da sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, disse que a TV Assembleia é um patrimônio do povo do Piauí e abordou sobre a importância da emissora para a sociedade piauiense. "TV Assembleia tem o papel de justamente aproximar as pessoas da vida parlamentar, além de uma programação cultural de boa qualidade que oferece na gestão atual, um professor como o Cineas Santos, Lázaro do Piauí e jornalistas que agora compõem o quadro da emissora.

A jornalista Juliana Arêa Leão, do quadro de jornalismo da TV Assembleia, com mais de 10 anos na TV do Legislativo, destacou a evolução da TV Assembleia, suas conquistas e pioneirismo na televisão pública de canal aberto, sendo uma emissora legislativa.

O apresentador Octavio César, da grade de programação da TV Assembleia e que também tem 17 anos de emissora, exaltou a TV, seus programas e sua programação, incentivando os parlamentares a investirem mais na emissora através de ações como a destinação de emendas para modernização da televisão do Legislativo Piauiense.

A coordenadora de Programação TV Assembleia, Taciana Mara, disse que ao longo de 17 anos, a emissora vem em constante evolução de imagem, som e programação, despontando como TV Pública e através das redes sociais, que podem ser acessadas por todos os piauienses. "A grade de programação vem sendo reformulada a cada ano para levar ao nosso telespectador conteúdo de qualidade e informação, agregando sempre novas parcerias", destacou.

De acordo com a coordenadora, parceiros como a TV Senado , Ministério Público do Piauí , TV Antares , Projeto Música para Todos , Ajuspi (Associação Jurídica e Social do Piauí, entre outros, enriquecem a programação da emissora.

"No ano dos 17 anos do canal 17.1, ganhamos com novos cenários e equipamentos, e expandimos a nossa grade com programas como Piauí que Produz, Feito em Casa, Piauí Cheio de Graça , Matutando e novas contratações para inovar e renovar nosso canal", assinalou Taciana.

O diretor operacional da TV Assembleia, Jairo Araújo, reitera que a TV Assembleia vem evoluindo sempre de forma constante, tanto na parte operacional como nas demais outras áreas que compõem as estruturas de uma emissora de TV. "Uma equipe dedicada que vem contribuindo de forma única para as informações do nosso legislativo e sobre temas importantes que chegam mais longe e com muito mais qualidade", pontuou.

Segundo o coordenador de produção da TV Assembleia, Aleidiano Sabino, nesses 17 anos a emissora levou uma diversidade de conteúdos aos seus telespectadores, fruto do trabalho em equipe de jornalistas que desempenham funções de produtor, apresentador, repórter e editor. “A equipe de produção é responsável por pensar esse conteúdo e buscar as informações que serão transformadas em matérias jornalísticas e entrevistas exibidas nos jornais e programas da emissora. Tudo isso para levar a melhor informação e conteúdo diferenciado e propositivo, feito sempre pensando e valorizando os mais diferentes públicos, segmentos e manifestações de nosso estado”, destacou o profissional.

Novidades

Atualmente, a TV Assembleia é dirigida pelo jornalista Raimundo Filho, que ressalta o profissionalismo daqueles que compõem o quadro de colaboradores da emissora, revelando também boas novas para a TV.

"E agora vêm boas notícias pela frente, que é justamente a interiorização do nosso sinal para mais cidades. O Plenário e o Plenarinho (da Assembleia Legislativa) receberam também novos equipamentos para TV Assembleia. Estamos também fase de licitação para os equipamentos do plenário, onde a nossa imagem vai dar um salto de qualidade também, porque ainda é analógica. Eu acredito que isso gera mais possibilidade de a gente levar o trabalho dos nossos deputados, do nosso Parlamento Estadual para os cidadãos. Porque somente bem informados com aquilo que os nossos parlamentares executam é que eles poderão formar uma opinião positiva sobre o trabalho desempenhado no Parlamento. Então, eu acho que nós somos esse elo entre a sociedade e o Parlamento", disse Raimundo Filho.

17 anos da 17.1

...........................................................................