COE estadual decide manter uso de máscaras no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 16/03/2022 11h25, última modificação 16/03/2022 19h20
O Comitê Científico do Nordeste também determinou que ainda é cedo para flexibilizar medidas

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) decidiu por manter o uso de máscaras, em todos os ambientes do Estado. A decisão foi tomada em reunião realizada, na noite desta terça-feira (15). O Comitê Científico do Nordeste também determinou que ainda é cedo para flexibilizar medidas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a recomendação do COE segue critérios científicos e são feitas após análises de dados criteriosos da situação da pandemia. “Este é um momento de prudência. Vivemos em um mundo globalizado e hoje já vemos casos de novas variantes (Deltacron) crescendo na Europa e já com dois casos no Brasil. Então, nosso Comitê Estadual decidiu deixar para daqui a 15 dias uma nova decisão sobre a retirada ou não do uso de máscara, decisão também proferida pelo Comitê do Nordeste”, destaca.

Em documento, o Comitê Científico do Nordeste alerta que a pandemia não terminou e recomenda cautela na flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19, além da necessidade de campanhas de vacinação. Ao falar especificamente sobre o Piauí, a nota do Comitê diz que “mesmo considerando o declínio da pandemia no Estado, recomenda-se a manutenção das medidas de segurança sanitária, principalmente a manutenção do uso de máscaras”.

Florentino Neto lembra ainda que os números de casos e mortes pela Covid-19 estão em queda acentuada no Piauí, com redução de mais de 70% nas últimas duas semanas. Porém é preciso manter a vacinação em dia, com todas as doses necessárias e seguir as medidas determinadas pelos cientistas, para só assim entrar em uma nova fase.

“O Piauí é o campeão em vacinação no Brasil, estamos em primeiro lugar na primeira dose e seguimos nas primeiras colocações com relação à imunização das nossas crianças e segunda dose, mas precisamos de todos vacinados para flexibilizar as medidas”, disse o gestor.

Reportagem relacionada TV Assembleia


Com informações Agência Brasil
Imagem: Reprodução USP