Codevasf investe R$ 2 milhões na compra de equipamentos para fortalecer piscicultura no PI

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 02/01/2025 13h30, última modificação 22/12/2024 19h41
Com a iniciativa, estão sendo beneficiadas cerca de 2,5 mil famílias

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investe mais de R$ 2 milhões na aquisição de equipamentos destinados à piscicultura piauiense. Com a iniciativa, estão sendo beneficiadas cerca de 2,5 mil famílias que atuam diretamente no setor. 

 

Por meio da Superintendência Regional no Piauí, a Codevasf entregará 200 tanques-rede, dois mil motores de rabeta e 25 barcos de alumínio de 6 metros com motor de popa de 15 HP cada. Serão contemplados piscicultores e pescadores artesanais vinculados a associações, sindicatos e colônias em todo o estado. 

 

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, ressalta os impactos da ação para toda a cadeia produtiva do pescado. “Direcionamos o olhar para trazer soluções às atividades de pesca e resultados para economia local. Por exemplo, um pescador que utiliza um barco a remo e perde duas horas até chegar ao destino conseguirá realizar o mesmo trajeto em apenas 15 minutos com uma embarcação motorizada. Certamente, ganha mais tempo, tem menos desgaste e retorna com mais peixes para comercializar”, avalia.

 

As doações dos itens serão viabilizadas, no início do próximo semestre, pelas entidades de classes afins ou prefeitura após apresentação dos respectivos cadastros e visita técnica da Codevasf. 

 

Por meio de manejo, acompanhamento econômico e doações, a Codevasf apoia atualmente 30 projetos na área nos seguintes municípios: Caxingó, Ilha Grande, Luís Correia, Luzilândia, Matias Olímpio e Parnaíba. Em 2024, as comunidades apoiadas pela Companhia produziram mais de 90 toneladas de peixes, entre eles as espécies tilápia, panga e tambatinga.

 

Fonte e Imagem: Codevasf