Climatologista Sara Cardoso fala sobre precipitações no Piauí e previsão para o Carnaval
Nesta sexta-feira (7), a climatologista Sara Cardoso concedeu entrevista a Shirley Evangelista no jornal Alepi TV 1 para comentar sobre as chuvas no Piauí. Segundo Sara, apesar de algumas regiões urbanas não terem percebido a intensidade das precipitações, a zona rural tem registrado chuvas quase diárias. O acumulado de chuvas em janeiro superou a média esperada, atingindo 286 mm, enquanto a previsão era de 191,2 mm.
A região que mais recebeu chuvas foi a zona rural Sul de Teresina. No início de fevereiro, os índices pluviométricos variaram, com a zona rural Sul registrando 34 mm de chuva acumulada, enquanto na zona Leste, próximo aos shoppings, o volume foi de 35,2 mm.
"É interessante observar que as chuvas não caem de maneira uniforme na cidade. Elas se formam a partir da entrada de umidade em um território aquecido, formando núcleos de nuvens. Assim, pode ser que um bairro esteja na borda dessas nuvens e receba menos chuva, enquanto outro seja atingido com mais intensidade", explicou Sara Cardoso.
A tendência para fevereiro é de maiores acumulados de chuva nas zonas Leste, Sudeste e Norte de Teresina, visto que a região Sul recebeu mais precipitações em janeiro. O monitoramento pluviométrico da capital permite acompanhar essas variações, esclarecendo dúvidas da população que, muitas vezes, tem percepções diferentes sobre a intensidade das chuvas em suas regiões.
Temperaturas elevadas e previsão para os próximos meses
Sara também destacou que, mesmo durante o período chuvoso, os dias quentes intercalados com precipitações eram esperados. "As previsões trimestrais indicavam que as temperaturas ficariam acima da média, o que está se confirmando. No Sudoeste e Sudeste piauiense, os termômetros já registraram 37°C", afirmou.
Isso ocorre porque, embora o fenômeno La Niña ainda não esteja completamente configurado, o Oceano Pacífico já se resfriou. Ao mesmo tempo, o Oceano Atlântico segue aquecido, fortalecendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas na região. Essa condição favorece o surgimento de "veranicos", que são períodos de dois ou três dias mais quentes e sem chuvas, mas que logo são interrompidos pelo retorno das precipitações.
Previsão do tempo para o fim de semana e Carnaval
Para este final de semana, a previsão é de temperaturas elevadas, mas com chuvas concentradas no centro-norte do estado, abrangendo cidades como Valença do Piauí, Campo Maior, Teresina, Médio Parnaíba e até a faixa litorânea. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 50 mm nos próximos três dias.
Já para o Carnaval, Sara Cardoso adianta que os foliões devem se preparar para chuvas. "A previsão indica precipitações, especialmente entre Floriano e a faixa litorânea, região onde se concentram os municípios com maior tradição carnavalesca", concluiu.
Acompanhe a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia