Climatologista alerta para altas temperaturas e baixa umidade no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 30/07/2024 13h30, última modificação 30/07/2024 13h31
O período mais crítico vai de setembro a dezembro, no chamado B-R-O-BRO.

Em entrevista ao Jornal Alepi T 1 desta terça-feira, 30, a climatologista Sarah Cardoso, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), chama atenção para a chegada do período mais crítico em relação a altas temperaturas e baixa umidade no Piauí. Esses fenômenos são mais intensos durante o período do B-R-O-BRO, que se refere aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

 

Pelos 50 municípios piauienses já enfrentam altas temperaturas e baixa umidade. "O piauiense vai observar um aumento das temperaturas para municípios da faixa norte que vão permear entre 38 e 39 graus. Tivemos a previsão, no dia 25 de julho, com outros centros do Nordeste, e os modelos de previsão convergem que ficaremos com temperaturas acima da média no Piauí", disse.

 

Sobre a umidade relativa do ar, Sarah faz um alerta: "A partir do dia 2 (de agosto), temos a previsão que essa umidade vai ficar aí abaixo dos 20%. É uma tendência do efeito la niña, que vai potencializar as temperaturas, e a umidade, que já está baixa, vai ficar mais baixa, e a temperatura, que já está alta, vai ficar mais alta ainda", acrescentou.

 

E é justamente nesse período que aumentam as queimadas florestais por todo o estado. "Indenficamos 940 focos de calor em áreas propícias para incêndios florestais. Fizemos um levantamento e conseguimos constatar 529 incêndios, e a Semarh está potencializando sua fiscalização", garantiu Sarah Cardoso.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

..............................................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia