Cientista política analisa resultados das eleições municipais no Piauí
Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 7 de outubro, a cientista política Joana Neta destacou que houve uma renovação significativa na Câmara Municipal de Teresina, sobretudo por conta do aumento do eleitor jovem que foi às urnas este ano e também pelo diferencial da campanha na capital, mais propositiva.
"Isso traz a questão da renovação dentro do cenário político, principalmente no plano proporcional", disse a especialista.
Segundo Joana Neta, muitos dos nomes dos novos vereadores -16 de 29 - já são conhecidos no cenário político da capital, uma vez que vêm, de alguma forma, trabalhando seus nomes nesse sentido.
Em relação à participação da mulher na política, a cientista disse que há avanços ou retrocessos a cada pleito. E, dessa vez, em Teresina, houve uma renovação, mas não muito significativa. Neste ano, cinco mulheres form eleitas vereadoras da capital.
Sobre a eleição para prefeito de Teresina, onde o candidato vitorioso foi Sílvio Mendes, no primeiro turno, Joana Neta destacou a questão das pesquisas eleitorais, que foram muito pulverizadas, com resultados que favoreciam um ou outro candidato, ou indicavam segundo turno.
"As pesquisas, sempre no final das campanhas, dão uma consolidada, e isso trouxe uma consolidação do nome do candidato Sílvio Mendes. Tem uma questão em Teresina que veio da eleição passada. Ele tinha uma consolidação de votos, já tinha sido prefeito de Teresina. Na eleição para governador, não ganhou, mas teve maioria em Teresina, então esse voto se tornou consolidado ao longo do tempo", explicou Joana Neta.
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia - Imagem: Rovena Rosa