Ciência e Tecnologia é tema de evento na UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está realizando a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, realizado no auditório do Centro de Tecnologia (CT), reúne estudantes, professores e representantes de 16 instituições parceiras, com o objetivo de promover a popularização da ciência e aproximar a comunidade acadêmica da sociedade em geral. Este ano, a SNCT tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, com o objetivo de promover debates sobre a biodiversidade brasileira, a valorização dos saberes tradicionais e o papel das tecnologias sociais na construção de um futuro sustentável.
A coordenadora do evento, professora Carla Verônica Rodarte de Moura, destaca a relevância da Semana e a articulação com outras instituições. “Nosso objetivo é consolidar a ciência como um patrimônio de todos. A programação deste ano reforça a integração entre universidade e comunidade, demonstrando o impacto das pesquisas na construção de um Piauí mais tecnológico e sustentável."
A professora participou de entrevista no Jornal Alepi TV 1, da TV Assembleia, nesta quarta-feira, 13. Segundo ela, a ciência, tecnologia e inovação são desenvolvidas nos institutos, nas universidades, e isso precisa ser divulgado, o que se faz entre os muros das universidades. E a população, de acordo com a professora, deve entender a importância de se fazer ciência e os benefícios que ela proporciona para as comunidades.
De acordo com Carla Verônica, durante a feira, que ocorre nesta quinta-feira, 24, na Praça Rio Branco, centro de Teresina, a partir das 9 horas, diversas instituições, incluindo a UFPI, Instituto Federal do Piauí, Embrapa e Fiocruz, estarão presentes para apresentar suas pesquisas e projetos. Haverá estandes interativos, exposições e atividades voltadas para o público jovem, especialmente alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com o objetivo de inspirar futuras gerações de pesquisadores.
Para a coordenadora do evento, este é um momento único para que a comunidade piauiense tenha acesso ao conhecimento produzido nas universidades e entenda como a ciência pode trazer melhorias significativas para o nosso dia a dia. Além disso, será uma oportunidade para que jovens estudantes conheçam programas de iniciação científica e outros incentivos à pesquisa.
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia/UFPI