CGJ-PI lança projeto para descomplicar informações jurídicas
Visando simplificar a forma de comunicar a Justiça aos jurisdicionados, a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) lançou o projeto TJPI Descomplica, que busca, através de vídeos didáticos, facilitar a compreensão do sistema Judiciário pela população. Durante o lançamento, magistrados e magistradas puderam conhecer e assistir os recursos audiovisuais desenvolvidos para o projeto.
“É com muita satisfação que hoje apresentamos o projeto TJPI Descomplica, uma ação que busca melhorar a comunicação do público interno do Judiciário piauiense com a sociedade. Iniciaremos o piloto do projeto na Central de Processos Eletrônicos-CPE da Família, onde já inserimos no PJe três modelos de mandados com linguagem simples, que concentram os contatos da Vara, os dados do réu e do processo, com ícones para realçar e facilitar o entendimento das informações mais importantes”, afirmou o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão.
Utilizando-se de recursos tecnológicos como o Visual Law, que torna os documentos jurídicos mais fluidos e simples, a iniciativa desenvolveu estratégias didáticas que esclarecem dúvidas e orientam o público com comunicações mais claras, acessíveis e inclusivas.
Para o juiz da comarca de Luzilândia e idealizador do projeto, Thiago Aleluia, a iniciativa será uma grande aliada à transparência e efetividade da compreensão do jurisdicionado às ações.
“Objetivando uma linguagem simplificada e acessível a todos, buscamos produzir um material bastante didático para que a população tenha acesso aos conhecimentos jurídicos. Deste modo, estaremos com esse projeto inédito, fazendo com que o Poder Judiciário se aproxime da população a partir da transparência e comunicação, como, sobretudo, da compreensão e o acesso à justiça”, destacou o magistrado.
O juiz ressalta que, para além do dever do Judiciário em garantir o acesso às informações jurídicas e os benefícios à população, o projeto também trará mais celeridade e dinamicidade à Justiça piauiense.
..............................................................
Fonte: Comunicação TJ-PI
Imagem: TJ-PI