Centro de Diagnóstico Raul Bacellar aumentou em mais de 63% os exames realizados em 2021
O Centro de Diagnóstico por Exames Raul Bacellar, da Prefeitura de Teresina, aumentou em 63,54% os exames realizados em 2021 em comparação ao ano de 2020. Em 2021 foram atendidos 375.652 pacientes e realizados 3.307.206 exames. Em 2020 foram atendidos 250.345 pacientes e realizados 1.984,351. Em 2021 o Raul Bacellar batendo recorde de exames anual desde a criação em 1997.
Esse centro de diagnóstico atende toda a rede municipal de saúde, incluindo 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 Hospitais, quatro maternidades e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Realiza exames nas especialidades de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, hormônios, Uroanálise, Microbiologia (Tuberculose), Parasitologia e Citologia. Em 2021 o Laboratório do Raul Bacellar recebeu dois novos equipamentos o de Bioquímica Seca e de Tipagem Sanguínea.
Para o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o serviço desse laboratório melhora o atendimento da rede de saúde pública do município. “Diariamente são atendidas milhares de pessoas que realizaram consultasc em Unidades Básicas de Saúde, Upas e nos hospitais e essas pessoas necessitam realizar exames. Com esse centro de exames moderno e bem equipado temos dado mais resolutividade no atendimento à população”, fala.
A diretora do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, Lilibeth Sales, explica que foram feitas muitas mudanças para atender as demanda por exames. “No ano passado foram adquiridos novos equipamentos o de Química Seca e de Tipagem Sanguínea, foram feitas capacitações dos servidores e alterações no fluxo de trabalho para dar mais agilidade em todos os serviços. Assim foi possível esse aumento expressivo”, cita.
Outra inovação foi garantir a satisfação dos usuários e a diretora explica que está otimizando a rotina laboratorial. “Do primeiro atendimento até a entrega do laudo trabalhamos para que seja o menor tempo possível e, assim, garantir uma maior agilidade. Por isso, estamos trabalhando diversos aspectos como os processos internos, equipamentos, atendimento e informatização, para oferecermos um serviço cada vez melhor”, diz.
Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a otimização dos processos de trabalho e esses novos equipamentos melhorou a qualidade dos serviços. “Diariamente o Centro de Diagnóstico Raul Bacellar funciona para atender a demanda por exames de toda a rede de saúde da Prefeitura de Teresina que tem aumentado nos últimos anos”, analisa.
Equipamentos
No ano passado foram adquiridos novos equipamentos de ponta, o de Bioquímica Seca que não utiliza água em suas reações, contribuindo com o meio ambiente na economia de água e utilizando o que tem de mais atual no mercado de diagnóstico médico no mundo. O equipamento é o primeiro e único automatizado do estado para a realização de imunohematologia (qualificação do sangue ) pelo método de Aglutinação em Coluna no equipamento Ortho Vision, dando maior qualidade e segurança nas tipagens sanguíneas realizadas na rede pública municipal.
Para aumentar a capacidade de produção foi instalada uma câmara fria, que expandiu o espaço para armazenar os reagentes que precisam ter suas temperaturas controladas.