Censo quer saber situação das Unidades Básicas de Saúde

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 31/07/2024 15h15, última modificação 31/07/2024 15h15
O prazo inicial dado pelo Ministério da Saúde termina nesta quarta-feira, 31.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Leopoldina Cipriano, participa de entrevista a André Linhares, no Jornal Alepi TV 1 desta quarta-feira, 31, ocasião em que falou da importância do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O censo termina na quarta-feira, dia 31 de julho, conforme prazo do Ministério da Saúde, para que gestores municipais respondam ao questionário. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as secretarias municipais de saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) se mobilizam com todos os representantes de saúde do Nordeste para intensificar a participação.

Para responder ao questionário, o gestor municipal deve acessar a plataforma e-Gestor com o login gov.br. No Piauí, 166 UBS ainda não responderam ao questionário e 789 unidades já concluíram a pesquisa.

De acordo com Leopoldina Cipriano, disse que esse levantamento é importante porque verifica, através das informações repassadas pelos gestores, a situação física, de equipamentos, questões dos insumos, condições de trabalho e outras demandas dessas unidades de saúde para que o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, possa repassar recursos para a resolução desses problemas.

Ela disse que muitos gestores, no país inteiro, estão enfrentando dificuldades parar responder ao censo por conta de congestionamentos no sistema, que é online. E são mais de 60 perguntas no questionário.

Confira a entrevista íntegra

.........................................................................