Cartilha conta história dos povos indígenas Tabajara e Tapuio

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 06/05/2023 13h04, última modificação 06/05/2023 13h04
A primeira cartilha educativa elaborada pelos povos indígenas vai servir de paradidático nas escolas municipais e estaduais

A superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos(Sasc), Assunção Aguiar, participou, na manhã desta sexta-feira (5), do lançamento da Cartilha da comunidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco, que aconteceu na Aldeia Tabajara. A cartilha é uma realização da comunidade indígena em parceria com o município e conta a história dos povos indígenas Tabajara e Tapuio.

 

Assunção Aguiar destacou a importância da cartilha para os povos originários.“Fomos prestigiar o evento, compreendendo que esta é uma iniciativa que vale a pena ser levada para outros municípios, para outras comunidades. Ela traz a história de todo o tronco velho da comunidade e, a partir dessa história, vai permitir que as crianças e jovens possam conhecer como a comunidade foi iniciada e qual a importância da história desse povo, dessa comunidade que teve toda uma luta para estar como ela está hoje”, diz a superintendente.

 

Uma realização pioneira, a primeira cartilha educativa elaborada pelos povos indígenas Tabajara e Tapuio vai servir também de paradidático nas escolas municipais e estaduais. De acordo com a liderança indígena Tabajara, Cacique Henrique Manoel, este momento marca a retomada da valorização cultural indígena no estado do Piauí. “A cartilha é a materialidade escrita que manterá viva nossas tradições, memórias, história e oralidade do nosso povo que iremos deixar às gerações futuras e atuais de nossa existência”, afirma o Cacique.

 

............................................................

 

Fonte: Sasc

Imagem: Reprodução Sasc

Edição: Site TV Assembleia