Carla Yáscar destaca desafios na gestão da DPE-PI para os próximos dois anos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 21/03/2025 09h38, última modificação 21/03/2025 09h38
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, a defensora pública-geral do Piauí, reconduzida ao cargo, fala de avanços e metas na Defensoria

A defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belquior foi reconduzida ao cargo de Defensora Pública-Geral do Estado do Piauí para o biênio 2025-2027. Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, Carla Yáscar destacou as metas e desafios para os próximos dois anos de sua gestão.

 

Entre as principais prioridades, a defensora afirmou que pretende continuar com a expansão da Defensoria Pública pelo interior do estado. Atualmente, o órgão está presente na capital e em 32 comarcas com sedes de defensorias regionais e atendimentos regulares. Com a validade do atual concurso até novembro de 2026, Carla Yáscar ressaltou a importância de ampliar o quadro de defensores e inaugurar novas sedes pelo interior. Recentemente, uma nova unidade foi inaugurada em Barras, reforçando esse compromisso de expansão.

 

Desafios da Gestão


A defensora pública-geral destacou que um dos principais desafios é a questão orçamentária. Segundo ela, a Defensoria Pública tem crescido e desenvolvido diversas iniciativas para atender a população com qualidade. No entanto, para que essa expansão continue, é necessário garantir um orçamento adequado. A gestão atuará junto aos poderes Legislativo e Executivo na sensibilização sobre a importância de aumentar os recursos destinados à instituição.

 

"Nosso grande desafio é melhorar a parte orçamentária para que a Defensoria tenha condições de crescer. Nosso objetivo é chegar a 100% das comarcas do Piauí com sedes de defensorias públicas até o final da nossa gestão, em 2027", destacou Carla Yáscar.

 

Proximidade com a População


Outro ponto ressaltado pela defensora é a necessidade de aproximação da Defensoria Pública com a população. Para ela, a presença física nos municípios é essencial para garantir acesso à justiça a quem mais precisa, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social.

"A Defensoria precisa estar presente e próxima da população. Atendemos as pessoas mais carentes, que muitas vezes têm dificuldade de acesso a meios de comunicação remotos. Nossa atuação vai muito além dos processos judiciais, e garantir um atendimento mais humanizado é uma das nossas prioridades", afirmou.

 

Carla Yáscar agradeceu o espaço no programa e reforçou o compromisso de continuar trabalhando pelo fortalecimento da Defensoria Pública do Piauí. Com uma gestão focada na expansão e na melhoria dos serviços prestados, a expectativa é que a instituição alcance um patamar ainda mais elevado no atendimento à população piauiense.

 

Confira a entrevista na íntegra



Fonte: TV Assembleia