Caravana Federativa - Evento aproxima governos para facilitar chegada de recursos ao Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/06/2024 14h55, última modificação 20/06/2024 14h56
Equipes da TV Assembleia cobrem o evento, que se estende até esta sexta (21), no Centro de Convenções de Teresina.

Teve início na manhã desta quinta-feira, 20, no Centro de Convenções de Teresina a 10ª Caravana Federativa, com ação itinerante voltada, principalmente, para gestores estaduais e municipais, contando com a participação de mais de 40 órgãos federais, dentre ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas.

A TV Assembleia marca presença no evento, levando aos telespectadores e internautas os bastidores e todos os detalhes da Caravana Federativa.

"A Caravana Federativa, que percorre todo o Brasil com a presença de gestores e serviços de mais de 40 órgãos federais, vai facilitar a liberação de recursos federais a estados e municípios, pois permite resolver pendências burocráticas entre o governo federal e gestores públicos locais". Foi o que declarou o governador Rafael Fonteles, durante entrevista coletiva pouco antes da abertura do evento.

“A ideia é, exatamente, possibilitar que essas pendências, que ainda existem na celebração de alguns convênios, sejam resolvidas mais rapidamente”, afirmou o governador, destacando ainda que, às vezes, estados e municípios não recebem recursos por falta de uma certidão.

Rafael Fonteles frisou também que o evento simboliza a retomada da aproximação entre o governo federal e os entes federativos. “Além de ser efetiva na resolução de várias questões, a Caravana Federativa simboliza muito esse perfil do governo do presidente Lula de dar as mãos aos entes subnacionais, estados e municípios, para que os recursos cheguem na ponta e melhorem a vida das pessoas nas mais diversas áreas”, destacou o gestor.

A secretária de Relações Institucionais da Presidência da República, Juliana Carneiro, confirmou que as principais ideias da caravana federal são, justamente, vencer burocracias e discutir com os gestores o que deve ser feito para que programas federais cheguem aos municípios e para que obras que estão no papel virem, enfim, realidade.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, explicou que a caravana vai ajudar a reduzir problemas burocráticos entre a gestão federal e estados e municípios. “Tem convênio dos municípios que precisam de solução. Ao invés do prefeito sair do seu município no Piauí e ir para Brasília, Brasília vem aqui, por meio do governo federal, ao estado do Piauí e, aqui mesmo, as equipes apresentam condições de dar solução”, explicou o gestor.

Wellington lembrou que esse diálogo entre o governo federal e os entes federativos havia sido interrompido. “Eu mesmo fui governador e sei as dificuldades que a gente tinha para essa integração. Agora, é o próprio governo que vem onde está o Estado, o município, os empresários e os trabalhadores”, frisou Dias.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho da Caridade, estima que 200 gestores municipais participam do evento. Ele celebrou a caravana ter vindo ao Piauí porque vai destravar burocracias que dificultam a liberação de recursos. “É importante para os prefeitos e permitirá a gente buscar recursos de forma mais rápida e fácil. Também é útil para tratar de algumas burocracias e simplificar algumas plataformas do governo federal”, comentou o gestor.

WhatsApp Image 2024-06-20 at 10.39.30 (1).jpeg

O evento visa promover a articulação entre as esferas de governo, com o objetivo de discutir programas, políticas e serviços públicos. O público-alvo são prefeitos e seus vices; secretários estaduais e municipais; gerentes municipais de convênios; vereadores; presidentes de Câmaras Municipais; presidentes de consórcios e federações municipais e estaduais; e gestores de contratos.

Durante a ação, os participantes da Caravana Federativa terão atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios. O evento ainda permite a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos.

Com a presença confirmada de 34 ministérios, os atendimentos ao longo dos dois dias irão englobar todas as áreas, incluindo discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios, programas federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), dentre outros serviços.

A Caravana Federativa é uma realização do governo federal, em parceria com o Governo do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Conta ainda com o apoio do Sebrae-PI e da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Acompanhe mais informações nessa reportagem da TV Assembleia

.............................................................................................

Fonte: TV Assembleia/CCom

Edição: Site TV Assembleia