Capacitadas, mulheres disputam o mercado de trabalho e sustentam as famílias

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 08/03/2022 09h41, última modificação 08/03/2022 09h41
Cursos de capacitação da Fundação Wall Ferraz possibilitam a geração de emprego e renda

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, tem como missão primaz capacitar e qualificar profissionalmente a população com o objetivo de inserir e reinserir as pessoas no mercado de trabalho favorecendo a inclusão social, geração de emprego e renda. Atualmente, existem 13 Centros de Capacitação da FWF nos diversos bairros de Teresina, sendo 10 liderados por mulheres.

Nas turmas dos cursos de qualificação profissional 80% das alunas são mulheres, beneficiadas com os cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente pela Fundação Wall Ferraz. Além de qualificação, os cursos garantem ainda oportunidade de geração de emprego e renda. Os cursos na área de alimentação, artesanato e beleza são os que mais promovem o desenvolvimento de atividades autônomas e o empreendedorismo.

“É uma determinação do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que toda a população receba qualificação profissional para que possa buscar novas oportunidades e ingressar no mercado de trabalho, principalmente as mulheres, mães, jovens, que sempre buscam uma melhora na qualidade de vida”, ressalta Maykon Silva, presidente da FWF.

Somente neste ano, capacitamos 20 mulheres no curso de “Assistente Administrativo”, realizado na zona Norte de Teresina, uma das alunas capacitadas foi Leidiane Maria “esse curso foi muito importante para mim porque eu já tinha tentando abrir um salão de beleza, só que eu não tinha o curso de Administração e, então, não deu certo. Estou reabrindo meu negócio aos poucos, e agora usando as técnicas administrativas certas”.

Outro caso é da aluna Lígia Soares, que se qualificou profissionalmente no curso de “Confeitaria Básica” no Centro de Capacitação da FWF, no bairro Vermelha, e hoje faz da profissão sua fonte de renda. “O curso da FWF foi muito importante para mim e só tenho a agradecer essa oportunidade de aprender que a prefeitura de Teresina, por meio da FWF, disponibiliza para a gente, hoje em dia faço lindos bolos confeitados para venda e garanto minha renda mensal”, declarou Ligia Soares.

Além das alunas, a instrutora Keila Silveira, que ministra cursos e ações de cidadania na área da beleza, também faz dessas atividades sua renda familiar. Atualmente, a instrutora Keila Silveira está ministrando o curso de “Corte de Cabelo Masculino” e “Barbearia”, na Pastoral do Povo de Rua. “Sou chefe de família e estou há 28 anos garantindo minha renda, por meio das atividades que presto para a população de Teresina, através da FWF. Poder ver mulheres se capacitando e procurando sempre se inserir no mercado de trabalho é gratificante”, declarou Keila Silveira.

A Fundação Wall Ferraz em alusão ao Dia Internacional da Mulher, terá todas suas atividades e ações sociais voltadas para o público feminino neste mês de março. As ações de cidadania acontecem de forma simultânea em diferentes zonas da cidade, ofertando serviços de beleza. Todas as atividades da FWF são gratuitas e tem como intuito promover cidadania, integração social e qualificação profissional.

Com informações PMT
Imagem: FWF