Campanha procura proteger novas gerações contra os males do cigarro
Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial sem Tabaco 2024, celebrado no dia 31 de maio. O objetivo da campanha é alertar as novas gerações sobre os perigos do uso do tabaco e sobre as táticas da indústria para atrair esse público e ampliar o mercado consumidor.
Socorro Gross, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), destaca o papel da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na regulação de produtos fumígenos, com destaque para a recente decisão de manter a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos. “Essa medida será extremamente eficaz para proteger os jovens do consumo desses produtos. Ela representa não só uma vitória para a saúde pública, mas também um compromisso do Brasil em seguir na liderança mundial da agenda do controle do tabaco”, afirmou.
O presidenda da Anvisa, Barra Torres, sublinha o papel das autoridades de saúde na proteção da iniciação ao tabaco: “Em uma época com tantos estímulos, por vezes tão atraentes, para crianças e adolescentes que estão em fase de formação de conceitos, é necessário que alguém se dê conta por eles: esse alguém somos nós”.
Na edição do Bom Dia Alepi desta sexta-feira, 31, a jornalista e apresentadora Juliana Arêa Leão recebe no estúdio o pneumologista Antonio de Deus, para falar sobre O Dia Mundial Sem Tabaco.
Acompanhe a entrevista na íntegra
.....................................................................................
Fonte: Site e TV Assembleia/Ministério da Saúde
Imagem: Freepik Free