Campanha incentiva vacinação de crianças em período escolar
A vontade de estar protegido venceu o medo da agulha no dia de mobilização contra a Covid-19 na Escola Municipal José Camillo da Silveira Filho, Planalto Uruguai, zona Leste de Teresina. A vacinação com um grupo simbólico de alunos é uma forma de incentivar a imunização em crianças de 6 a 11 anos, público-alvo no momento.
A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com a Fundação Municipal de Saúde, recebendo, ainda, apoio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, que levou entretenimento ao evento. A escola identificou 40 alunos que ainda não haviam recebido a dose do imunizante, sendo acompanhados pelos pais.
Vanessa Moura, nove anos, foi a primeira a preparar o braço para a vacina. Um pouco ansiosa, mas animada, a menina fala com saudade da escola. “Logo poderemos voltar à escola e abraçar os colegas Espero que todos vacinem o quanto antes”, disse a menina.
Se depender do secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, a campanha de vacinação nas escolas será agilizada. “Esse é uma marco da parceria com a saúde para garantir mais segurança no retorno às aulas presenciais. Queremos expandir para muitas outras”, explica o secretário Nouga.
Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, esteve acompanhado da coordenadora de campanha da Fundação e destacou os benefícios do imunizante nas crianças. “Além de impedir casos graves e mortes nesse público, protege contra novas ondas de transmissões”, disse o especialista.
Hildelane estava com o cartão de vacina do filho Luan Pablo em mãos. Ele tem sete anos e está matriculado no 3º ano da E.M. Camillo Filho. “Não tenho muita habilidade com a internet, então não consegui agendar no tempo certo. Essa foi uma ótima oportunidade, e espero que as escolas sejam espaços de vacinação também, pois facilita para as famílias”, disse a mãe.