Campanha de vacinação contra o Sarampo e da Influenza serão realizadas no mesmo período
A Campanha Nacional contra o Sarampo para crianças de seis meses a 05 anos de idade será realizada em paralelo com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No mesmo período, também será realizada a imunização de trabalhadores da saúde contra o Sarampo.
O período da imunização será de 04 de abril a 03 de junho, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. A vacinação será realizada em duas etapas: vacinação dos trabalhadores da saúde - juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza: de 04 de abril a 02 de maio; campanha de seguimento contra o Sarampo - juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza: de 03 de maio a 03 de junho de 2022.
“A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo. Por isso chamamos nossa população, contempladas na campanha para tomarem a vacina”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Sesapi.
A Coordenação de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já está reforçando o abastecimento dos municípios com a vacina tríplice viral e aguarda o envio, por parte do Ministério da Saúde, dos imunizantes contra a Influenza.
“Como é uma vacina que faz parte do calendário de rotina já contamos com ela em nosso estoque e estamos fazendo o envio aos municípios. A da gripe ainda estamos esperando o Ministério nos enviar”, disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros.
Na Campanha Nacional contra o Sarampo, o Piauí pretende imunizar 74.744 profissionais da saúde e 210.354 crianças de seis meses a 05 anos de idade. O Estado não registra casos de sarampo desde 2019 quando foram confirmados 12 casos da doença.
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Para evitar a proliferação da doença a Sesapi, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), segue capacitando para a prevenção e notificação da doença.
“Em dezembro de 2021, reunimos todos os núcleos e vigilâncias do Estado para a sensibilização contra a notificação e cuidados em prevenção da doença, principalmente o estimulo à vacinação, melhor forma de prevenir contra o sarampo”, explica a coordenadora do Cievs, Amélia Costa.