Campanha de vacinação contra gripe e sarampo tem dia D neste sábado
Postos de Saúde em todo o país estarão abertos neste sábado (30), no dia D de mobilização nacional contra a gripe e o sarampo. A inciativa marca o fim da primeira etapa da campanha de vacinação, que teve como alvo idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Os profissionais também foram chamados a atualizar a carteira de vacinação, caso não tenham tomado o imunizante contra o sarampo.
O dia D também vai marcar o início da vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra as duas doenças. Pelo calendário oficial do Ministério da Saúde, na segunda etapa, nos dias 2 de maio e 3 de junho, além do público infantil, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros também devem se vacinar.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o governo federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para a vacinação.
Campanha
O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. “É muito importante que todos os brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários procurem um posto de vacinação. No ano passado, tivemos um surto em várias regiões do país por conta da cepa H3N2. A vacina deste ano já protege contra essa e as cepas passadas. Precisamos combater as doenças. A vacinação vai impedir a proliferação dos vírus e evitar que tenhamos maior pressão sobre o sistema de saúde”, disse o ministro Marcelo Queiroga, à época do lançamento da campanha.
Saiba as etapas da campanha e quais públicos serão atendidos:
1ª etapa - de 04/04 a 30/04
Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.
2ª etapa - de 02/05 a 03/06
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade
Veja como se desenvolve a campanha em Teresina
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina abriu 30 salas de vacinas para o Dia D de Vacinação contra Influenza e Sarampo neste sábado, das 8 às 17 horas. O público-alvo são as crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha de vacinação ficará ativa durante todo o mês de maio.
“As crianças vão receber uma dose de reforço da vacina do sarampo, independente se já tem duas doses no esquema vacinal, além de também receberem a dose contra a gripe”, explica Emanuelle Dias, da Diretoria de Atenção Básica da FMS.
A Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022 ocorrerá de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza e será voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.
A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de forma indiscriminada, independentemente da situação vacinal. Para os trabalhadores da saúde, não haverá meta de cobertura vacinal. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde.
POSTOS DE VACINAÇÃO – DIA D
REGIÃO SUL
1. LEÔNIDAS ANTONIO DEOLINDO (SACI)
2. MARIA DE JESUS CARVALHO (PORTO ALEGRE)
3. CRISTO REI
4. DR. FRANCÍLIO RIBEIRO DE ALMEIDA (ANGELIM)
5. PARQUE PIAUÍ
6. PROMORAR
7. VERMELHA
8. ALEGRIA (zona rural)
REGIÃO NORTE
1. CECY FORTES
2. PARQUE WALL FERRAZ
3. BUENOS AIRES
4. DR. MARCOS GUEDES (NOVA TERESINA)
5. NOVA BRASILIA
6. MAFRENSE
7. CIDADE VERDE
8. ADELINO MATOS
REGIÃO LESTE
1. VILA BANDEIRANTE
2. DR. AMÉRICO DE MELO CASTELO BRANCO (STA. ISABEL)
3. PIÇARREIRA
4. MARIA DULCE DA CUNHA SENA (SÃO JOÃO)
5. MAMA MIA
6. SANTA LUZ
7. VALE DO GAVIÃO
8. VILA DO AVIÃO
REGIÃO SUDESTE
1. N. SENHORA DA GUIA
2. PE. MÁRIO ROCHE (P. ESPERANÇA)
3. ALTO DA RESSURREIÇÃO
4. DR. HELVIDIO FERRAZ (TODOS OS SANTOS)
5. ESTACA ZERO
6. CARLOS ALBERTO
.........................
Com informações Agência Brasil/FMS
Imagem: Tomaz Silva/ABra