Brasil é o 5º país com mais alunos em escolas e universidades dos EUA
O Brasil é o 5º país no ranking dos países com mais alunos matriculados em escolas e universidades dos Estados Unidos (EUA). São aproximadamente 41,7 mil estudantes brasileiros em solo americano.
Os dados foram levantados pela consultoria imigratória Viva América e, incluem alunos do ensino médio, universitários, estudantes de cursos técnicos e participantes de programas de intercâmbio. As informações foram obtidas com o Departamento de Segurança Interna (DHS), o Centro Nacional de Estatísticas Educacionais (NCES) e pelo programa Open Doors.
O Brasil representou 2,71% do total de 1,5 milhão de estudantes internacionais nos EUA em 2023. No ranking, o país fica atrás apenas da Índia, China, Coreia do Sul e Canadá. Veja a lista abaixo completa.
Investimento em educação
Em 2017, o Brasil estava na 8ª posição. Agora, em 2024, pula para 5ª.
Para Rodrigo Costa, CEO da Viva América, os dados refletem um investimento do Brasil em educação.
“Há dois fenômenos a serem observados a partir desses números. Por um lado, a maior inserção dos brasileiros nas universidades americanas é resultado dos investimentos realizados pelo Brasil nos últimos 20 anos para ampliar o acesso da população ao ensino superior.”
Fuga de cérebros preocupa
Com um aumento de formação de bacharéis, mestres e doutores no Brasil, muitos vão para os EUA concluir os estudos.
Apesar disso, Rodrigo chama a atenção para a fuga de cérebros.
“Esses alunos internacionais comumente recebem, nos anos finais de seus cursos, ofertas de emprego infinitamente superiores às que eles encontrariam em seu país de origem, estimulando-os a ficar nos EUA.”
As mais procuradas
Em 2022, as universidades dos EUA que mais atraíram estudantes internacionais foram a Universidade de Nova York, a Northeastern University e a Universidade de Columbia.
Essas instituições são as mais populares entre os brasileiros, principalmente aqueles que buscam se especializar em áreas como Ciência da Computação, Administração e Engenharia.
Ainda no âmbio do ensino superior, o país teve 16.205 alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nos EUA em 2023.
A maioria está matrculada em instituições públicas (59,4%), enquanto 40,6% estão nas privadas.
Para Rodrigo, o número de brasileiros fora poderia ser ainda maior, se não fosse o percentual baixo de pessoas no país com proficiência em inglês.
O TOP 5
Além de estar entre os cincos primeiros dos EUA, o Brasil também se destaca entre os países com maior número de estudantes no exterior.
Veja abaixo o TOP 10 de países com o maior número de estudantes nos EUA:
- Índia: 377.620
- China: 330.365
- Coreia do Sul: 63.314
- Canadá: 43.873
- Brasil: 41.703
- Vietnã: 31.310
- Japão: 28.408
- Taiwan: 28.218
- Nigéria: 26.431
- México: 23.756
Fonte: Só Notícia Boa - Imagem: UNB