Brasil aparece no centro do mundo em novo Atlas do IBGE

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 14/04/2024 08h10, última modificação 12/04/2024 15h08
O atlas tem mais de 200 mapas entre físicos, políticos e temáticos no Brasil e do mundo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o novo Atlas Geográfico Escolar e uma das mudanças mais marcantes é que agora o mapa-múndi vai ter o Brasil no centro do mundo.

 

Outra grande novidade é a presença de uma versão digital no portal do Instituto. Já na versão impressa, haverá QR codes (códigos para leitura por celular).

 

Os mapas levam gráficos interativos na versão digital, além de vídeos e links com conteúdos complementares. Também será possível baixar o arquivo da versão impressa e realizar busca por temas e palavras-chave.

 

O atlas tem mais de 200 mapas entre físicos, políticos e temáticos no Brasil e do mundo, com informações sobre clima, vegetação, relevo, uso da terra, demografia, economia, indicadores sociais e divisões políticas, entre outras.

 

Constam como novidades da publicação mapas mundiais que apresentam o território do Brasil no centro do mundo. Também poderá ser vista a marcação das representações diplomáticas do Brasil no exterior e das nações que compõem o G20, grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana.

 

G20 e territórios quilombolas


A 9ª edição do Atlas também traz a marcação das representações diplomáticas do Brasil no exterior e das nações que compõem o G20, grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana.

 

Segundo o IBGE, essa é uma oportunidade de mostrar como o país pode ser visto em relação ao grupo de nações e ao restante do mundo.

 

Com mais de 200 mapas, dentre físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo.

 

O novo projeto ainda destaca os territórios quilombolas e a distribuição de pessoas quilombolas e indígenas, além da cobertura e uso da terra e espécies ameaçadas de extinção.

 

Material escolar 


É importante ressaltar que o Atlas Geográfico Escolar do IBGE está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

 

O material é referência para estudantes de todo o país, com dados geográficos, cartográficos e estatísticos do Brasil e de mais 180 países.

 

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, disse que com a nova edição do Atlas Geográfico Escolar o IBGE espera “despertar o interesse do público jovem para a compreensão da nossa realidade e de outras tantas, tão diversas, que compõem o cenário mundial da atualidade”.

 

Onde acessar e adquirir 


A publicação impressa poderá ser adquirida na loja virtual do IBGE.

 

Já a versão digital estará disponível no portal da instituição (www.ibge.gov.br).

 

“Esperamos que a rede pública e também as escolas privadas possam dispor desse material informativo aos nossos alunos. Precisamos de brasileiros cada vez mais conectados com a realidade do Brasil, um país de dimensão continental”, concluiu Pochmann.

 

Veja o mapa-múndi animado: 


 

...........................................................................

 

Fonte: Só Notícia Boa/Agência Brasil/IBGE - Imagem: IBGE

Edição: Site TV Alepi