Em entrevista, Iago Menor, da Coordenadoria Estadual da Juventude, detalha sobre o programa
O Governo do Piauí lançou o programa "Oportunidade Jovem", com o eixo "Primeira Oportunidade", visando a inclusão produtiva de jovens no mercado de trabalho. Em entrevista a Juliana Arêa Leão no jornal Bom Dia Assembleia, Iago Menor, gerente de programas e projetos da Coordenadoria da Juventude, destacou que este é o maior programa de inclusão de jovens da história do estado, com a meta de gerar mais de 10 mil oportunidades.
O edital "Primeira Oportunidade", publicado recentemente, é voltado para jovens que nunca tiveram uma experiência de trabalho formal. O programa oferece um subsídio financeiro às empresas que contratarem esses jovens, incentivando a criação de novas vagas. Tanto as empresas quanto os jovens interessados devem se inscrever através da plataforma https://piauioportunidades.pi.gov.br/.
Para cada jovem contratado, a empresa receberá um apoio financeiro equivalente a metade do salário mínimo durante os primeiros seis meses de trabalho. Para que a empresa possa participar, é necessário que esteja sediada no Piauí e em dia com suas obrigações fiscais e cadastrais. Além disso, a empresa deve apresentar a documentação exigida para a adesão ao edital.
Os critérios para os jovens são claros: eles devem comprovar que nunca tiveram um vínculo empregatício, ou seja, não podem ter registro na carteira de trabalho. Também é necessário que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o que pode ser comprovado através do Cadastro Único (CadUnico) ou da inscrição no programa ID Jovem, do governo federal.
Atualmente, o período de adesão está aberto tanto para jovens quanto para empresas, com um valor total de R$ 2 milhões destinado a este primeiro momento do programa. Estima-se que esse montante poderá beneficiar mais de 400 jovens.