Atendimentos no HUT por acidentes de trânsito é o maior em 6 anos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 21/08/2023 16h35, última modificação 22/08/2023 15h02
A maioria dos pacientes atendidos foi de acidentados com motocicletas

O número de pessoas atendidas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com lesões causadas por acidentes de trânsito bateu recorde no mês passado. A demanda de Julho foi à maior desde 2017. Ou seja, em seis anos houve um acréscimo de 13% nas hospitalizações por acidentes de trânsito.

 

Ao concentrar os atendimentos de trauma da capital e região em atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), em julho foram 965 pessoas envolvidas nesse tipo de acidente, em média, 31 atendimentos por dia. A maioria dos pacientes atendidos foi de acidentados com motocicletas, num total de 839, seguidos pelos pedestres, com 86 atropelamentos e ocupantes de automóveis, com 40 vítimas.

 

O diretor técnico do HUT, Ítalo Costa, destaca o impacto que isso tem na rotina do hospital.

 

“Maior parte destas vítimas, principalmente os que se envolvem com acidentes com motos, precisam de cuidados posteriores, além da assistência imediata, o que implica numa internação, em alguns casos com necessidade de cirurgias, sendo as
ortopédicas e cirurgias da face as mais frequentes e isso tem um impacto significativo, com a ocupação de leitos, necessidade de intervenções cirúrgicas, além da principal preocupação que são as sequelas físicas que ficam por causa dos traumas sofridos com o acidente”, analisa o médico.

 

Ao divulgar esses dados, a gestão da unidade hospitalar destaca a importância da prevenção no trânsito, excesso de velocidade, ingestão de álcool e uso do celular são alguns dos principais fatores que podem levar a um acidente de trânsito, essas emergências têm um aspecto particular: a maioria delas é evitável. “Ser responsável no trânsito é decisivo para diminuir os acidentes e evitar sobrecarregar o sistema de saúde”, conclui Anderson Dantas, diretor-geral.

 

O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado, com 375 leitos, é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e atua como retaguarda, alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

Saiba mais na reportagem da TV Assembleia


 

...............................................................

 

Fonte: Ascom HUT

Imagem: HUT

Edição: Site TV Assembleia