Apesar de vitais ao planeta, as florestas continuam se perdendo
A proteção de animais, plantas, fungos e micro-organismos que prosperam nas florestas deve ser um objetivo fundamental para o gerenciamento das matas em todo o mundo.
A constatação é resultado do novo relatório “Integrando a Biodiversidade na Floresta”, da Organização para Alimentação e Agricultura FAO, lançado em 6 de outubro, com a coautoria de parceiros da agência da ONU.
Padrões sustentáveis de consumo
Após estudar casos em florestas da República Democrática do Congo e outros países como Finlândia, Japão, Malásia, México, Peru e Reino Unido, a FAO listou uma série de boas políticas e práticas.
As florestas são a casa da maior parte de biodiversidade terrestre do mundo, mesmo assim elas continuam se perdendo a um ritmo alarmante.
A especialista do Fórum sobre Florestas do Departamento Econômico e Social da ONU, Desa, falou à ONU News, durante a participação na 26ª. Sessão do Comitê de Florestas da FAO, em Roma.
Bárbara Távora citou os padrões sustentáveis de consumo, a importância de madeira sustentável e a bioeconomia como fatores de proteção.
“As florestas, elas são fundamentais no que tange ao combate à mudança do clima, no que tange à proteção e conservação da biodiversidade, no que tange a evitar secas e desertificação por todo o mundo.”
O desmatamento é o maior motivo de perda da biodiversidade de valor com cerca de 10 milhões de hectares que desaparecem todos os anos. Na maioria dos casos, isso ocorre por causa da expansão de pastos agrícolas.
Floresta influi na saúde das pessoas e dos animais
Para Bárbara Távora é preciso encarar o tema da floresta como um todo.
“Nós buscamos ver e tratar de florestas de forma holística. Por isso, é importante participar de reuniões como esta, da FAO, do Comitê de Florestas. E assim, cada vez mais, nós levamos adiante a mensagem de que as florestas são a solução para todos os problemas que ora enfrentamos. No que tange ao meio ambiente e também no que tange à saúde dos seres humanos, dos animais e à saúde do planeta.”
.................................................................
Fonte: ONU News
Imagem: Unsplash/Alan Godfrey