Alunos de escolas do interior conquistam medalhas em Olimpíada de Biologia

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 14/05/2024 15h35, última modificação 14/05/2024 15h48
São estudantes de São Miguel do Tapuio e de Regeneração.
Método importante para reforçar conhecimentos em determinadas disciplinas, as Olimpíadas do Conhecimento têm desafiado os estudantes da Rede Estadual de Ensino a fortalecerem seus estudos para garantir um bom desempenho educacional. Com a última fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), três estudantes da rede, gerenciada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conquistaram medalhas de prata e bronze na competição científica.


O estudante João Vitor Araújo, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Alberto Leal Nunes, em Regeneração, alcançou a maior nota do Piauí, conquistando a medalha de prata. “A medalha de prata na OBB foi, sem dúvidas, uma conquista ímpar na minha trajetória. Desde a 1ª série do ensino médio venho buscando essa conquista. E, após chegar três vezes na final, consegui atingir a maior nota do Piauí. Essa conquista simboliza não só a minha busca pela medalha, mas também o engajamento da escola com essa Olimpíada. Foi um longo processo que teve o seu devido prêmio”, afirmou o jovem.

O diretor do CETI Alberto Leal Nunes, Ismael Dantas, destaca que a escola conta com um núcleo de circuito olímpico que busca preparar os alunos para as diversas olimpíadas de conhecimento. “O nosso núcleo olímpico é atrelado às disciplinas curriculares e funciona como um estímulo a mais para os alunos se aprofundarem em cada área. Após as inscrições, iniciamos a preparação com aulas extras, aulas on-line com professores e alunos monitores. As olimpíadas são assim ferramentas que a escola encontrou para incentivar os alunos”, afirmou o diretor.


Os outros dois estudantes medalhistas da OBB foram Érik Gabriel Lima e Giovanna Gomes, do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, localizado no município de São Miguel do Tapuio. Os dois alcançaram medalha de bronze na olimpíada.


Trinta e oito estudantes da rede estadual foram classificados para a última fase da Olimpíada de Biologia, que foi aplicada no dia 3 de maio. O resultado expressivo reflete o trabalho de excelência educacional desenvolvido pelas escolas e empenho dos estudantes na preparação para olimpíadas do conhecimento.


O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, expressou sua felicidade pela conquista alcançada na OBB e reforçou o empenho em ações que proporcionem a preparação dos estudantes para competições de conhecimento. “Parabéns a esses estudantes que, com foco e determinação, saíram vitoriosos. Eles provaram ser grandes protagonistas da Olimpíada Brasileira de Biologia, sempre conquistando medalhas em suas participações, assim como os 38 estudantes classificados para essa última fase. O nosso intuito é continuar trabalhando diferentes frentes de ações que resultam na garantia de oportunidade aos nossos estudantes para estas experiências de aprendizagem”, comentou o gestor.


SOBRE A OBB


A Olimpíada Brasileira de Biologia é um projeto voltado para estudantes do ensino médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.

 

.........................................................................

 

Fonte: Ascom Seduc

Edição: Site TV Alepi