Alerta: pacientes oncológicos devem seguir usando máscaras

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 13/06/2022 13h00, última modificação 13/06/2022 11h53
Sistema imunológico debilitado pode favorecer a complicações mais graves provocadas pela covid-19

O uso de máscaras foi flexibilizado em diversas regiões do Brasil. Mas em Teresina (PI), por exemplo, o uso desse mecanismo de proteção volta a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13) em ambientes de saúde. E especialistas fazem um alerta: pacientes em tratamento de combate ao câncer devem seguir com a máscara em qualquer situação.

 

“O nível de transmissão voltou a subir acentuadamente. Pessoas imunossuprimidas, como é o caso de muitos pacientes com câncer, devem manter o uso da máscara”, alerta o oncologista João Nunes, do Centro de Câncer de Brasília (Cettro).

 

De acordo com o médico, mesmo com a liberação do uso por parte das autoridades públicas, cidadãos em processo de tratamento não devem abrir mão da proteção em hipótese alguma.

 

Assim como o especialista do Cettro, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) também enfatiza que pacientes oncológicos devem seguir com máscaras em todos os ambientes.

 

A entidade também recomenda os pacientes a prosseguirem com os demais protocolos de proteção, como evitar aglomeração, higienizar constantemente as mãos com água e álcool em gel e vacinar-se, de acordo com acompanhamento do médico oncologista.

 

Para o oncologista João Nunes, a recomendação se estende a todos os cidadãos independentemente das condições de saúde. “A permanência com máscaras em ambientes fechados, como hospitais, escolas e transportes públicos precisa ser mantida”, defende.

 

....................................

 

Fonte: Correio Brasiliense/Redação Site TV Assembleia

Imagem: Franck Fife/AFP

Edição Site TV Assembleia